Skip to content

Doadores de medula óssea ganham meia-entrada em eventos públicos de Juiz de Fora

Leonardo Alves, Postado em 02 de abril de 2014

Todos aqueles que fizeram cadastro para doação de medula óssea a partir do dia 20 de março terão, por lei, direito a meia-entrada em eventos organizados pelo poder público municipal nas áreas de cultura, lazer e esporte. A Lei 12.942 de autoria do vereador Isauro Calais (PMN) foi sancionada pelo prefeito Bruno Siqueira em meados de março e entra em vigor na cidade ainda neste mês.

Vereador Isauro Calais, idealizador da Lei. "Objetivo é estimular o número de doadores".  (Foto: Arquivo)

Vereador Isauro Calais, idealizador da Lei. “Objetivo é estimular o número de doadores”.
(Foto: Arquivo)

O benefício da cobrança de 50% a menos no valor valerá para qualquer horário e mês somente para as pessoas que doaram após o dia 20 de março e terá duração de um ano. Para o vereador Isauro Calais, o objetivo principal da nova Lei é aumentar o número de doadores. “O objetivo é fazer com que o cadastro nacional de doadores de medula óssea em Juiz de Fora e no Brasil seja estimulado. Dessa forma, mais vidas poderão ser salvas.”, disse o vereador. O desconto será concedido mediante a apresentação de identificação oficial do doador expedida pelo órgão da área da saúde do município.

Apesar do objetivo da criação da Lei, de acordo com o vereador que a idealizou, ser o aumento do número de doadores, a Fundação Hemominas não vê este benefício com bons olhos. Para a psicóloga e integrante do setor de captação de doadores de medula óssea de Juiz de Fora, Débora Carvalho, o ato de doar deve independer de qualquer benefício. “A posição do Hemominas quanto a essa nova Lei é que a doação, seja de medula óssea, sangue ou órgãos deve ser movida por sentimentos de altruísmo, cidadania e independente de qualquer outra vontade ou benefício. A legislação proíbe a retribuição ao doador por qualquer benefício, seja ele direto ou indireto”, declarou Débora. Para ouvir toda a entrevista da  integrante do setor de captação de doadores de medula óssea de Juiz de Fora, clique no áudio abaixo.

 

Doação de medula óssea no município

Campanha para a Doação de Medula Óssea do Hemominas

Campanha para a Doação de Medula Óssea do Hemominas (Foto: Divulgação)

Em Juiz de Fora, de acordo com dados da Fundação Hemominas, no ano passado a instituição teve uma média de 1600 cadastros, o que dá cerca de 130 cadastros por mês. Os interessados em fazer o cadastro devem ter entre 18 e 54 anos de idade e comparecer ao Hemocentro Regional de Juiz de Fora – Fundação Hemominas – munidos da carteira de identidade e preencher uma ficha com seus dados. Uma pequena amostra de sangue também será recolhida para realizar o exame de histocompatibilidade (HLA) – que é um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que podem influenciar no transplante – e o resultado desse exame fica registrado no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), administrado pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Seus dados serão cruzados com os dos pacientes que necessitam de transplante de medula óssea constantemente e, caso você seja compatível com algum paciente, outros exames de sangue serão necessários para realmente comprovar a compatibilidade. Assim, caso compatível, o doador deverá confirmar seu desejo em doar para finalmente poder efetuar a doação da medula óssea. Para mais informações a respeito de doação de medula óssea, acesse o site do INCA.

O Hemocentro Regional de Juiz de Fora está localizado na  Rua Barão de Cataguases, s/n, no centro da cidade (próximo a Avenida dos Andradas). O horário de funcionamento para cadastro de candidatos à doação de medula óssea é de segunda a sexta-feira, das 07:00 às 18:00. O telefone para contato é 3257-3100.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: