Skip to content

Manias de vestibulando!

Luana Alencar

Postado em 11/12/13

Há uma semana para o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), os candidatos já estão na expectativa de como vai ser a prova. A ansiedade e o nervosismo tomam conta de quem tenta uma vaga na Universidade Federal de Juiz de Fora. Polyana Ribeiro vai fazer o terceiro ano do Pism e não esconde a ansiedade. A estudante, mesmo se dizendo preparada, afirma que o sentimento é inevitável. Ela escolheu fazer medicina, curso mais disputado na ultima edição dos Pism, quando estava no segundo ano do Ensino Médio e teve uma surpresa ao saber que sua cota não está tão concorrida quanto às outras. Mas, mesmo assim, a preocupação é inevitável. Rafael Catiçani vai tentar odontologia pela primeira vez. Apesar de morar em outra cidade, ele fez seis meses de cursinho em Juiz de Fora. Para ele tudo é muito corrido e a expectativa é grande.

Na hora de se concentrar nas matérias, cada estudante tem sua forma de estudar e até algumas manias exóticas. Polyana Ribeiro só consegue estudar lendo em voz alta e ouvindo música, ela diz que é mais fácil para memorizar as matérias.

Rafael Catiçani se tranca em seu quarto e não pode ouvir sequer um barulho. “A garrafa de água não pode faltar”, diz o estudante.

Como estudar

Estudar dias antes da prova ajuda no rendimento da prova?

R: Não. A psicóloga Franca Leonel explica que nessa última semana, o que os alunos tinham que estudar e assimilar já foi estudado. Ninguém assimila nada de última hora, a pessoa pode lembrar-se de uma equação de matemática, mas assimilar o estudo em si o aluno não vai conseguir.

O que fazer para conter o nervosismo?

R: Para Franca relaxar é o melhor remédio. “Nada de baladas”, afirma. A psicóloga remenda nem pegar no livro na véspera da prova. É bom evitar chocolate, remédios, cigarro e álcool devido à tensão.

Qual a maneira certa de estudar?

R: A psicóloga explica que a forma de estudar é baseada na rotina de cada pessoa e varia muito. Se a pessoa estuda de manhã, por exemplo, deve ter um pequeno descanso de uma hora depois do almoço para ajudar na assimilação da matéria. A mente cansada atrapalha os estudos. A matéria que se tem mais dificuldade é a que mais deve ser estudada durante a semana. O ideal é que se estude de duas a três horas por cada matéria, com intervalos.

Se a pessoa estudou o suficiente e não passou houve alguma falha e deve ser feita uma mudança na rotina dos estudos.

Escute essa dica na íntegra

O Pism

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) é um vestibular em séries. Os alunos podem fazer uma prova por ano referente ao seu ano de estudo no Ensino Médio. Juiz de Fora é uma das únicas cidades brasileiras que oferece esse tipo de vestibular seriado. Apesar dos vários boatos de que o Pism iria acabar o vestibular completa 13 anos.

As provas, esse ano, acontecem nos dias 15, 16 e 17 de dezembro. No total são 1.325 vagas para os módulos.

Novo edital

Esse ano trouxe mudanças no vestibular. Nos anos anteriores, o Pism oferecia três cotas para os estudantes. Cotas A, B, C. Já agora, os estudantes podem optar por cotas relacionadas a sua renda. As cotas atuais vão de A à E. Veja a tabela.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: