Skip to content

Revolução Mobile: a tecnologia mais próxima do cotidiano das pessoas

Fabrício Andrade

Postado em 23/10/2013

Hoje em dia você não precisa de ir ao banco para consultar seu saldo, existe um aplicativo para isso. Você não precisa de anotar em um papel sua alimentação, existe um aplicativo que apita e diz o que você precisa comer segundo sua dieta. Não precisa nem escolher as músicas que quer ouvir, existe um aplicativo que seleciona músicas de acordo com o seu humor.

A tecnologia está  cada dia mais inserida no cotidiano dos brasileiros. Seja através do sistema operacional do Google, o Android, ou seja pelo sistema da Apple, o IOS, os aplicativos para celulares e/ou tablets estão se transformando em extensões dos seres humanos em forma de facilitadores.

DSC_0005

Número de usuários de Android crescem

O sistema IOS, utilizado em iPads, iPhones e iPods, possuia o maior número de aplicativos. Atualmente, o sistema Android aumentou suas vendas e está em busca de alcançar o concorrente. Uma pesquisa realizada pela empresa Asymco mostra, em gráficos, como foi a linha do tempo de aproximação dessas duas grandes marcas com relação ao número de aplicativos. Confira a pesquisa: http://goo.gl/RtvhVj

Sim, o número de aplicativos está aumentando. Cada vez mais os idealizadores estão procurando inserir experiências dos seres humanos dentro dos aplicativos. O Tinder é um exemplo claro disso. O usuário se conecta ao aplicativo com sua conta no Facebook e encontra pessoas, do gênero da sua opção, que estão em um raio de até 100km. Começa a conhecer pessoas e a interação está no deslizar dos dedo. Se deslizar para a esquerda, significa rejeição, se for para direita, aprovação.  Se você aprovar e a pessoa também te aprovar no mesmo momento um chat é aberto e uma conversa é iniciada.

O criador do aplicativo, o americano Justin Mateen, em entrevista para a revista VEJA afirmou  que  O Tinder é mais do que um aplicativo para encontrar novos pretendentes, ele representa o interesse antigo do ser humano em conhecer novas pessoas, com privacidade e certa discrição. Confira a matéria e a entrevista completa aqui: http://goo.gl/D5s0Q5

Pedro Nascimento é carioca e utiliza o Tinder diariamente. Ele afirma que é uma ponte de relacionamentos e não apenas de encontros casuais. “Eu utilizo o Tinder umas 10 vezes ao dia. Ele já me possibilitou conhecer pessoas sensacionais, inclusive fui encontrar uma menina em Juiz de Fora e hoje já estamos quase namorando.”

Mas aplicativos não são criados apenas no mundo. Cidadãos juizforanos também estão aderindo a esta tendência e criando seus próprios aplicativos. Um exemplo disso é o “RU APP”. O aplicativo foi desenvolvido por estudantes de Engenharia Elétrica da UFJF. A intenção do aplicativo é fazer com que os estudantes que almocem no Restaurante Universitário possam votar sobre como está a comida naquele dia.

João Tito Vianna é um dos idealizadores do projeto. Ele afirma que “no aplicativo como está hoje a pessoa vota se a comida está boa, muito boa, ruim ou muito ruim. Ela tem acesso ao cardápio e o resultado em tempo real.” Ele fala também sobre possíveis atualizações e como está a adesão dos universitários. Ouça a entrevista completa:

Veja como é a interface do programa na galeria de fotos a seguir:

Uma coisa é certa, os aplicativos estão cada vez mais úteis e buscando ser criados a partir de necessidades das próprias pessoas, que nesse caso se transformam em clientes. Os aplicativos podem ser gratuitos ou pagos, mas a rapidez com que são difundidos impressiona.  No meio do evento Nokia World, evento ocorrido ontem na Finlândia, um anúncio ganhou atenção. Quando o CEO do WhatsApp, Jan Koum, subiu ao palco, ele anunciou mais uma marca importante para o aplicativo, que agora atinge 350 milhões de usuários ativos por mês.

Os números realmente impressionam e agora quais serão os próximos passos de avanço da tecnologia mobile?

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: