Skip to content

Processos seletivos: saiba lidar com a pressão psicológica

IMG_4330

Nathália Corrêa

Publicado em 14/10/13

 É comum ouvirmos estudantes dizendo “estudei a matéria, me preparei e chegou na hora deu branco”. Muitas pessoas costumam ficar tão nervosas na hora de fazer uma prova ou em uma entrevista de emprego, que acabam atrapalhando o próprio desempenho em tais atividades. Mas, porque será que nos sentimos tão pressionados em uma avaliação?

Ivili Gonzaga, presidente da Apsi (empresa júnior de Psicologia da UFJF), explica que essa pressão na hora de passar por uma avaliação pode ter duas causas: encarar a aprovação como uma conquista ou relacioná-la a uma necessidade, que muitas vezes, pode ser uma necessidade financeira. Entenda melhor no áudio abaixo.

Em muitos casos, essa pressão psicológica acaba se tornando um problema para algumas pessoas. Mariana Corrêa, estudante do ensino médio, conta que já parou várias vezes na hora de uma prova, porque não conseguia se concentrar. “Eu me preparo sempre, mas, chega na hora, fico com medo de não ir bem”. Paulo Sevaroli, estudante de Arquitetura, passava pelo mesmo problema. “O nervosismo sempre me atrapalhou em provas ou apresentações de trabalho, mas ultimamente tenho aprendido a controlar meu nervosismo e tenho me saído melhor”.

A psicopedagoga Cacilene Vírgilio conta que tenta trabalhar na sala de aula questões práticas com os alunos, aplicando uma prova como se fosse uma avaliação externa e passando bastante segurança a eles. “Assim, eles ficam menos nervosos e conseguem lembrar do conteúdo aprendido nas aulas”, explica. Mas, Cacilene também não descarta uma mudança nas disciplinas dos colégios. “Alguns colégios deveriam incluir na grade acadêmica, conteúdos de psicologia e filosofia para trabalhar o emocional dos alunos antes do processo seletivo. Pois, às vezes, o aluno é esforçado, mas o emocional fica tão pressionado que ele esquece mesmo”, relata a psicopedagoga.

No final desse mês, estudantes de diversos locais do país estarão participando do Enem, processo seletivo para garantir uma vaga em universidade e/ ou  faculdade. Para acalmar os estudantes que estão se preparando para essa avaliação ou outra, e até mesmo aquela pessoa que pretende tentar um emprego novo, Ivili deixa algumas dicas no áudio abaixo.

 

 

fotomari2

 

“Eu procuro rever o conteúdo, e na véspera, relaxar e manter a calma”

                   Mariana Corrêa (estudante do ensino médio)

 

 

fotocac

“Os processos seletivos não são negativos.

As avaliações têm o seu espaço para o aluno dar valor ao que aprendeu”

Cacilene Virgílio (psicopedagoga)

 

 

 

fotopaulo“Fico muito nervoso e acabo fazendo algumas coisas que não deveria.

Por exemplo, na prova pra entrar na faculdade eu me atrapalhei e esqueci de colocar o título na redação”

                                              Paulo Sevaroli (estudante de Arquitetura)

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: