Skip to content

Será que a expressão morte súbita está correta?

Por Vaninha Black 23/04/2o14

Neste mês de abril, duas personalidades, morreram de infarto. No último sábado, dia 19, o narrador esportivo Luciano do Valle, de 66 anos, sofreu um infarto dentro do avião quando ia pra Uberlândia, narrar um jogo. No início do mês, o ator José Wilker de 67, sofreu um infarto fulminante enquanto dormia.

Mas o que é o infarto? Existe a morte súbita?

Cardiologista há mais de 30 anos,  Marcelo Goldner, explica que o infarto é “ a morte do músculo cardíaco por falta de oxigênio agudo, isso acontece quando ocorre oclusão (interrupção) de uma ou mais coronárias (vasos sanguíneos) que são artérias que irrigam o músculo do coração” .

Os grupos mais propensos a sofrerem um infarto são os diabéticos, hipertensos, fumantes e portadores de dislipidemia (colesterol e triglicerídes alto).

A professora do curso de Nutrição da UFJF,Nathércia Percegoni, afirma que não há um alimento certo, ou único, que previna, porque há uma série de fatores.“Não existem alimentos que previnam o infarto, assim de forma isolada, pois a prevenção do infarto não é focada no alimento, propriamente dito, mas sim no indivíduo. O nutricionista precisa saber quem é o paciente, se ele possui outros fatores de risco e tratar os fatores de risco. Por exemplo, se tem colesterol alto, precisa tratar a hipercolesterolemia. Desta forma, estará auxiliando na prevenção do infarto. Mas se fuma, deve evitar a nicotina”

Para hipertensão arterial recomenda-se restrição de sal e atenção em alimentos ricos em gordura,já para os  diabéticos, restringi-se alimentos com alto índice glicêmico, carboidratos simples.O consumo de fibras também auxilia na redução de riscos de doenças cardíacas, contando também com o consumo de cereais, frutas, farinhas,pão integral, legumes, farelos.

 

Morte súbita?

Citados os exemplos de duas personalidades da mídia que morreram em consequência de um infarto no início da matéria, o cardiologista Goldner, afirma que no caso deles, não houve morte súbita e sim, o infarto foi consequência de hábitos irregulares.” Morte súbita, normalmente são causadas por infarto em Jovens com síndrome de bugrada, mais frequente na Tailândia”. Geralmente essa doença mata 4 jovens entre 10 no país e é mais comum em jovens de raça parda e negra.

 

Em Juiz de Fora

O índice é alto nos portadores de risco de infarto na cidade é alto, na década de 1990, a proporção era entre cada 1 mulher, 10 anos, Agora é de 50% tanto para homens quanto mulheres “  Devido as mulheres estarem fumando e bebendo, houve o aumento dos índices”, explica Marcelo Goldner

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: