Skip to content

O Campus é avançado, a greve nem tanto

Raíra Garcia – postado em 02-04-14

 

Na manhã do dia 2 de abril, completando 17 dias de greve dos técnicos administrativos da UFJF, houve, no Restaurante Universitário do centro (em Juiz de Fora), uma assembléia do movimento, cujo principal objetivo eram votações referentes à eleição da reitoria, que só ocorrerá ao término da greve, e da participação de servidores aposentados no processo grevista.

Além das votações, foram discutidos diversos temas da greve, que têm deixado muita gente de cabelo em pé. São professores e alunos, que favoráveis ou contrários ao movimento, entendendo ou não, de alguma maneira saem prejudicados. Mas as notícias que temos são muito relacionadas com o campus de Juiz de Fora. Poucos se lembram que em Governador Valadares, apesar de ainda não existir sede física, há o chamado “Campus Avançado” da UFJF, que ainda há questionamentos se não seria somente uma extensão de vagas dos cursos de Juiz de Fora.

Bom, questionados sobre alguns assuntos referentes ao campus de Governador Valadares, o técnico em assistência educacional daqui de Juiz de Fora, Márcio Fortes, explicou que por ser ainda considerado uma novidade e principalmente por conta dos servidores ainda estarem em estágio probatório, o movimento de greve em Valadares, não tem tanta força como tem em Juiz de Fora, e por isso, as queixas dos alunos acabam sendo diferentes. É importante lembrar que as atuais sedes do campus em Valadares são salas alugadas das faculdades privadas Pitágoras e Univale. Isso já é motivo suficiente para alguns problemas como o uso da biblioteca, que não é da UFJF, é sim da faculdade em questão.

O técnico em RH de Governador Valadares, Renato Araujo, respondeu algumas questões específicas, em relação à própria biblioteca, aos RU e à greve como um todo. Ele explicou que como mais de 90% dos TAE’s em Governador Valadares estão em estágio probatório, houve sim, no início, um grande receio em apoiar o movimento grevista, mas o sindicato foi até lá e diminuiu as incertezas das pessoas. “O maior medo de todos era uma possível demissão ou represálias. Hoje, todos os TAE’s estão participando do movimento, exceto os que recebem fundo de garantia, que são três”, explica Renato.

Já a questão do RU, que tem incomodado principalmente os estudantes, aqui em Juiz de Fora, não tem mesmo efeito em Valadares porque o RU de la não está fechado. De acordo com Renato, diferentemente daqui, o RU de lá é 100% terceirizado. Já as bibliotecas estão num processo crítico. No prédio da Univale (onde se concentram os cursos de saúde da UFJF) a biblioteca está aberta a todos os alunos, incluindo os da UFJF, enquanto no Pitágoras, os alunos da UFJF não podem utilizá-la. Quanto à biblioteca da Univale, houve confusão maior porque já houve denúncia de roubo de cinco livros da UFJF.

Em Governador Valadares, oficialmente, os únicos setores que ainda funcionam são o RH, para concursos, recepção de novos servidores e benefícios, o CAT, que continua atendendo matrículas, bolsas e concursos. Alguns outros setores estão prestando serviços, cuja manutenção é indispensável, mas com a ausência dos responsáveis por atividades rotineiras, as condições de aula ficam precarizadas, mas de acordo com Renato, “os alunos aproveitaram o movimento grevista dos TAE’s para se unirem e estão perto de deflagrarem uma greve também, pedem melhoria na estrutura oferecida pela Universidade”.

Na assembléia hoje, além das questões citadas acima, também foram questionadas questões estruturais do campus GV, como melhor estrutura de trabalho, maior autonomia administrativa e Financeira, presença constante de um diretor em Valadares, treinamento dos servidores.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: