Skip to content

Corridas de Rua: Uma nova modalidade chega a Juiz de Fora

Michele Ferreira
Publicado em: 04/11/2013
 

 

Juiz de Fora está localizada em um verdadeiro “Mar de Morros”, muitas ladeiras, grandes avenidas e bairros que podem ficar a uma hora de distância do outro. Uma área que chega à 1 429,875 km², bastante coisa não? Claro que com tanto chão para percorrer, as competições de corrida de rua seriam uma prioridade na cidade, atraindo competidores de diversas partes do país. Este ano, o Ranking de corridas rua feito pela Prefeitura de Juiz de Fora, contou com 11 competições, além daquelas que não entraram no calendário oficial.

DSC01485Um exemplo dessas corridas foi realizado neste fim de semana, a 1ª Fast Run Cross Country. Uma modalidade pouco conhecida na região que acontece em terrenos acidentados. A Universidade Federal de Juiz de Fora foi o cenário dessa corrida, apresentando um percurso que variava entre  2.500 e 5.000 metros.

A largada da competição aconteceu às 8 horas da manhã,  na Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF (FAEFID). Os corredores partiram da pista de atletismo, e percorreram o terreno acidentado em torno do campo, passando pela arquibancada, descendo para as quadras que ficam na entrada da faculdade e retornaram ao ponto de partida. O percurso era composto por morros, trilhas, asfalto e escadas, além da pista de atletismo.

O professor de atletismo da UFJF, Jorge Perrout foi um dos organizadores do evento, em entrevista ao JFhipermídia, ele explica o que é o Cross Country e fala um pouco mais sobre a corrida realizada neste domingo.

Confira a entrevista completa:

O evento realizado na Faefid contou com mais dois parceiros, Secretaria de esporte e Lazer da cidade e a Consultoria Hyperion Eventos, uma empresa que atua no mercado de assessoria e consultoria esportiva. Fábio Mendes, membro da empresa, fala que a Faculdade de Educação Física da UFJF foi escolhida como cenário do evento para mostra-la a população de Juiz de Fora. Para ele, a FAEFID tem grande potencial, tanto em termos de infraestrutura, quanto em espaço natural. Além de ser pouco explorado pelas pessoas de fora da Universidade.

Clique aqui para ouvir a entrevista completa!

Uma competição democrática!

A Cross Country é uma corrida de aventura diferente das outras realizadas na cidade.  Uma competição mais leve, com menores distâncias e grau de dificuldade mais baixo, apesar de apresentar obstáculos naturais. O sucesso foi além do esperado, mais de 400 inscritos nas duas modalidades, além da prova de 2.500m exclusiva para crianças até 15 anos.

O público era mesmo variado! As equipes marcaram presença, levando seus atletas para a competição. Esportistas já veteranos nas competições de Rua em Juiz de Fora foram brigar pela vitória. As mães não deixaram de correr, deixaram a criançada com os maridos. Valia até levar o animalzinho de estimação para correr.

O curioso foi ver o grande número de idosos na competição, mostrando que não há idade para se praticar atividade física, além é claro de esbanjar disposição. A criançada chegou mais tarde para a prova e os deficientes físicos deram um show de superação completando a corrida.

Para conferir o resultado da 1ª Fast Run Cross Country, clique aqui!

Veja também a Galeria de Fotos  da 1ª edição da prova!

Este slideshow necessita de JavaScript.

Clique e ouça o depoimento de alguns competidores!

Deolinda e João                                       Pablo Casadio                               Romana Aparecida

DSC0145158818_551638988190287_259313983_nDSC01449

 Você queria estar lá? Quer saber como foi? Então assista o Clipe da Cross Country em Juiz de Fora!

Veja também:

Fim de semana do Atletismo: A Faculdade de Educação Física da UFJF se transforma em local de práticas esportivas nos finais de semana. Saiba mais!

Confira a cobertura da prova de corrida de rua mais importante da cidade. A Meia Maratona de Juiz de Fora, realizada em junho deste ano. Clique aqui!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: