Skip to content

Internet mais rápida pelo celular. Será que agora vai?

Raíssa Ferreira

Publicado em 09/10/2013

É isso mesmo! Juiz de Fora terá a chance de aumentar a velocidade de navegação da Internet nos celulares e a responsável direta por esse feito é a operadora telefônica Vivo. Nesta semana foi lançado o serviço de Internet 4G na cidade. Segundo o diretor da Vivo, Renato Gomes a tecnologia vai oferecer uma experiência até dez vezes mais rápida que o 3G.

A ideia ainda é muito nova e aos poucos está sendo implementada na região. Aqui em Minas Gerais, Juiz de Fora é a segunda cidade a ter essa vantagem tecnológica.

4g-notebook

            O novo serviço está disponível em apenas 32 bairros da cidade.Entretanto, vale lembrar, que mas há complementaridade entre as redes 3G e 4G. Isso significa que quando algum usuário sair de uma área com cobertura de quarta geração, automaticamente entra numa área de 3G. Nunca ele deixa de estar apto à navegação. Ouça no link abaixo a estudante de Fisioterapia, Isabella Maria.  Ela é usuária da Internet 3G e deixou claro o quanto, para ela, a Internet de terceira geração não atende suas demandas e necessidades.

A Internet 4G ainda é um serviço muito novo na atual conjuntura e por conta disso ainda é um serviço com alguns pontos desconhecidos pela maioria população. Neste  No áudio abaixo, o técnico em redes, Mário Mansur, explica o que tem de diferente neste avanço tecnológico e conta como as operadoras já começaram a se mobilizar para sanar problemas como os que Isabella Maria relatou.  Neste ano de 2013, foram instaladas pela cidade cinco antenas que distribuem o sinal de Internet e, até o fim do ano, irá outras sete virão.

O prazo dado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para a instalação da rede 4G em cidades que serão sedes e subsedes da Copa do Mundo é até o próximo dia 31 de dezembro. Para municípios com mais de 500 mil habitantes, o mês final é maio de 2014. Mas, o que virá de diferente? Em que essa nova tecnologia irá atuar? Mário explicou que na verdade o que de fato irá sofrer alguma mudança é a velocidade de navegação.

E para aqueles que utilizam operadoras diferentes da Vivo, também podem ficar despreocupados.

A Oi tem previsão de disponibilizar a tecnologia aos juiz-foranos até dezembro desse ano.

Quanto a Claro e a TIM informaram apenas que seguirão o cronograma estabelecido pela Anatel.

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: