Skip to content

Projeto busca profissionalizar crianças e jovens através da música

Por Natália Ferreira

Publicado em 12/08/13

IMG346

Projeto cultural utiliza a música para profissionalizar crianças e jovens. (Foto: Natália Ferreira)

Crianças e adolescentes de Juiz de Fora podem contar com um incentivo a mais para desenvolver seus talentos e se profissionalizar.

Um grupo de voluntários e músicos dá corpo a um projeto no centro “Cultural e Artístico Crescendo com Música”, que busca resgatar crianças e jovens das ruas.

O projeto foi idealizado em 2009 pela filantropa Marina Petronilio, que decidiu reunir um grupo de músicos para dar vida ao sonho de ajudar crianças. Desde então, vem reunindo esforços para ampliar seu grupo de voluntários e ajudar um maior número de pessoas.

Clébersom Petronilio, diretor geral da instituição, conta que no inicio foi um pouco difícil conseguir o apoio para a compra de instrumentos, mas que, em 2010, com o apoio da Lei Murilo Mendes, eles conseguiram equipar o espaço. “Hoje o projeto ajuda 30 crianças e conta com cinco professores responsáveis por aulas de execução, habilitação e teoria musical”.

IMG351

Jorge Rômulo da Silva é professor do projeto Crescendo com a Música. (Foto: Natália Ferreira).

O professor Jorge Rômulo da Silva revela se sentir gratificado com o que está acontecendo em sala de aula. “Eu pude acompanhar crianças que não sabiam ler absolutamente nada e hoje são capazes de tocar um instrumento com a capacidade de um profissional”.

O professor comenta que é importante perceber o poder que a música tem na vida dos alunos. Para ele, é muito importante ver as crianças progredindo e poder dar uma chance de inclusão social. “Algumas crianças nunca tinham colocado as mãos em um sax, piano, violão e, se não fosse o projeto, talvez nunca chegassem a ter a oportunidade por conta do valor dos instrumentos”.

Clebresom Petronilio explica que foi firmada uma parceria com alunos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  para implementação de um sistema informatizado no projeto. A proposta é a criação de um site e de outras plataformas, que irão transpor o trabalho feito pelo Centro para a internet.

O projeto funciona de forma gratuita e, atualmente, busca firmar parcerias com instituições e empresas no intuito ampliar suas atividades. As aulas no Centro Cultural acontecem de segunda a quarta-feira das 19h às 20h30. O Espaço fica na Avenida Rio Branco, 1662, centro – Juiz de Fora.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: