Skip to content

Um novembro muito mais empreendedor em JF

Postado em 20/11/2013

Fabrício Andrade

Peter Drucker, conhecido como guru da administração, define empreendedorismo como “a transformação de ideias inovadoras em ações lucrativas”. Isso não significa a abertura de um negócio apenas, mas sim a transformação do lugar onde você está inserido de forma estratégica. Ok, o conceito é complexo mas o entendimento é bastante necessário.

No Brasil e no mundo o conceito de empreeendedorismo vem sendo difundido de diversas maneiras. Uma das mais fortes ideias é a da Semana Global do Empreendedorismo. A semana acontece em todo o mundo do dia 18 ao dia 24 de novembro. Com o tema “Se Existe um Sonho Existe um Caminho”, a SGE chega à sua 6ª edição no país e tem como organizadora a Endeavor.

Sabe o que é mais interessante? Que esse evento estará presente em mais de 130 países e que só no Brasil acontecerão mais de 3 mil eventos simultaneamente. Diversas cidades sediarão o evento e discutirão temas como plano de negócios, marketing e liderança, sempre voltados para o perfil empreendedor.

E Juiz de Fora? Como entra nesse evento? Palestras, workshops e  cursos estão programados para a cidade, entre eles os do Sebrae. Para o gerente do Sebrae, João Roberto Lobo, nos eventos que acontecerão na cidade e região, serão abordados temas relacionados a gestão. “A semana tem intuito de atingir aqueles que são empreendedores e também para aqueles que estão pensando em abrir seu próprio negócio. Discutiremos principalmente temas relacionados a gestão, que são as maiores dúvidas dos empreendedores hoje. Assuntos relacionados a área financeira, de marketing e Recursos humanos são os principais.”

Inovar não é necessariamente criar, pode ser também transformar algo que já existe. Hoje, por exemplo, existem diversas lojas de camisa online, mas será que isso é um empecilho para aqueles que desejam criar uma loja no mesmo setor mas de  uma forma diferente das que já existe? O estudante juizforano Bruno Ferreira, não ligou para isso e, em setembro desse ano, decidiu criar sua própria marca de camisas, a Puriy. “A ideia da criação da marca é conseguir transmitir o amor por viagens através da experiência da utilização das blusas. Puriy significa “caminhar” na língua Quichua. É para aqueles que tem paixão por experienciar o contato com a natureza e o interesse em conhecer novas culturas”

O tema empreendedorismo deve ser difundido principalmente dentro das Instituições de ensino. Na UFJF isso não é deixado de lado. Segundo o Pró-reitor de extensão, Eduardo Magrone, está sendo estudado uma distinção acadêmica com base na ideia do empreendedorismo para a Universidade. Para isso está sendo montado uma minuta sobre o projeto. Entenda melhor o projeto.

 

Esses planos são para um futuro próximo mas e hoje, existe alguma difusão do empreendedorismo? As empresas juniores   são os principais canais de promoção do conceito. Não apenas através dos seus serviços e da oportunidade de crescimento dos alunos que participam das atividades, mas também através de eventos que possuem o tema como assunto principal. Aproveitando a Semana Global do Empreendedorismo, o Núcleo de Empresas Juniores da UFJF, o NEJ, realizou hoje o evento “Escolas Empreendedoras: Capacitar, inspirar e Conectar”. Daniel Pimentel é o Presidente da Empresa Júnior do Direito, a Colluci, e um dos organizadores do evento. Ele conta um pouco sobre o que foi o evento e qual o intuito de sua realização.

O evento contou com palestras de histórias que inspiram

O evento contou com palestras de histórias que inspira

Você pode ser um empreendedor em qualquer lugar. Seja no trabalho, na vida pessoal ou até mesmo na escola. Empreenda!

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: