Skip to content

Álbum de figurinhas da Copa do Mundo gera nova febre entre Juiz foranos

Por Matheus Furlani, Postado em 9/04/2014

Após dois dias do lançamento do novo álbum de figurinhas da Copa do Mundo, o sucesso de vendas já foi comprovado. Somente na banca do Parque Halfeld foram vendido s mais de 600 álbuns nos dois primeiros dias de venda e o ritmo tende a aumentar nos próximos dias, quando as pessoas começam a ter mais contato com o produto. As redes sociais já foram bombardeadas com fotos de álbuns e figurinhas e grupos de troca já foram montados para ajudar aqueles que persistem até completar o álbum. Em Santos (SP), o jovem Lucas Rodrigues, investiu 1000 reais em figurinhas e conseguiu ser o primeiro a completar o álbum, após 8 horas do lançamento oficial. Veja a matéria completa do portal G1.

foto álbum da copa!

O estudante Victor Salles postou na rede Social Instagram sua coleção de figurinhas que começou na Copa de 1998

O ato de colecionar figurinhas tem a origem na Idade Média, por volta do século XV onde fora produzida uma estampa, um tipo de figurinha impressa, que trazia informações relevantes, curiosidades ou datas comemorativas para os mais populares, que só tinham acesso à cultura oral. Com a evolução das técnicas de impressão, onde as figurinhas evoluíram em quantidade e qualidade, a moda ganhou força no século XIX na França como uma boa estratégia de fazer propaganda e logo popularizou-se. Saiba mais sobre a história  dos primeiros álbuns de figurinhas.
No Brasil, o primeiro álbum de figurinhas para colecionar veio do Uruguai em 1934 e se chamava A Hollandeza, que tinha uma figurinha tão rara que premiava com um carro àquele que conseguisse a façanha de encontrar.
Wellison da Silva que trabalha na banca do Parque Halfeld conta que as vendas foram relâmpago: “ em meia hora de trabalho vendi uns 50 álbuns”. Ele que sempre está em contato com este tipo de atividade, conta que já colecionou um pouco de tudo, desde figurinhas de chiclete até as figurinhas que vinham no chocolate. O vendedor diz que coleciona o álbum da Copa desde o evento de 1994, “Uma vez que a gente começa fica difícil parar, já me ofereceram 100 reais neste álbum mas não quis vender, tem um valor sentimental grande”, comenta. Ouça  como o colecionador Wellison Silva faz para preservar suas figurinhas.

João Leonardo de 43 anos já está no seu quarto álbum e pretende ajudar o filho de 7 anos a completar seu primeiro álbum. Para trocar as figurinhas ele conta “com amigos, coleguinhas do meu filho ou com a banca no cascatinha onde costumo pegar as que estão faltando”. Após terminar o álbum, João, que é um amante do futebol, tem o costume de pegar o álbum e comparar as convocações das diferentes seleções do mundial.
O estudante de Direito Rodrigo Mendonça de 20 anos está no primeiro álbum e conta que o fato da Copa ser no Brasil colaborou como fator na compra das figurinhas. “A Copa no Brasil é especial, eu que gosto muito de futebol já quero começar a viver a copa agora e espero muito terminar o álbum antes da competição”, comenta.

Se você ainda não está convencido, este site mostra 10 bons motivos   para colecionar o álbum propostos por especialistas na área. O Álbum pode ser comprado nas bancas por R$5,90. Existe também uma versão em capa dura que pode ser adquirida por R$24,90.

Existem também aqueles que fazem da figurinha uma forma de negócio. Este é o caso do jovem Victor Hugo Fernandes de 17 anos que coleciona figurinhas desde o álbum da Copa de 2010. Todos os dias o jovem fica na banca do Parque Halfeld no horário de 13h às 15h para trocar ou vender figurinhas. “Eu compro 500 reais em figurinhas, monto os álbuns e guardo as repetidas. Já vendi álbum completo por 250 reais pois existe a demanda daqueles que não tem paciência de ir completando o álbum”, explica.As trocas são válidas na proporção de 1 para 1 ou ainda há a opção de comprar as figurinhas que faltam separadamente, mas essas são vendidas com um acréscimo de 50% no preço se comparado ao preço da banca de jornais.

 

banca

As bancas de jornais faturam com a nova moda

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: