Skip to content

Como manter o seu negócio próprio?

A palavra “Empreendedor” é muito usada para definir indivíduos que iniciam uma nova organização, mas na prática, a dificuldade em muitos casos não está em começar e sim em manter o seu próprio negócio. Marilda Araújo abriu uma loja de papelaria e presentes em 2012, alugou o local, comprou materiais em São Paulo, registrou sua loja. Mas oito meses depois ela teve que fechar as portas. “Eu tive muita dificuldade com as questões burocráticas, essas questões de banco e de gerenciamento”, ela conta.

    Marilda Araujo Foto de sua antiga loja

Marilda Araujo
Foto de sua antiga loja

Lucro líquido, registro do CNPJ, capital de giro, quem quer abrir o seu próprio negócio tem que ficar íntimo desses e outros termos de gestão de acordo com o SEBRAE.  No portal da instituição há vários manuais de gestão e marketing disponíveis para esclarecer as dúvidas dos novos empresários. Marilda chegou a ir na filial do SEBRAE em Juiz de Fora  para registar sua empresa, no entanto, ela se arrepende de não ter procurado melhor sobre o assunto . “Eu fui no SEBRAE apenas para regularizar a empresa e não me informar de como iria funcionar…Para falar a verdade eu acho que eu tinha que ter me preparado mais.”

Apesar da experiência negativa, ela tem vontade de abrir um bazar futuramente. ” No bazar você não paga impostos sobre as mercadorias, lida diretamente com as pessoas.”   Mas dessa vez ela pretende gastar mais tempo no planejamento. “Eu vou organizar isso bem organizado, pensar no período de tempo que eu vou ficar nessa loja…”  comenta.

Para Marilda e outras pessoas que querem abrir seu próprio negócio pequenos empresários dão suas dicas:

E você? Tem o espirito empreendedor?

Faça o teste aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: