Skip to content

Projeto “Chega de Saudade” comemora 75 ano s

Jéssica Dias

Joãozinho da Percussão se apresentou no projeto Chega de Saudade – Jéssica Dias

Domingo é dia dedescanso. Mas não foi bem isso que centenas de pessoas que estiveram presentes no projeto “Música no Parque” pensaram. Muita gente deixou de lado a confortável combinação sofá e edredom num dia nublado e frio, a fim de prestigiar o músico Joãozinho da Percussão (assista entrevista do Culto Circuito) e Banda Nossa.

O show apresentado integra o projeto “Chega de Saudade”, que tem o objetivo de homenagear o percussionista que completa 75 anos, sendo 60 deles dedicados à música. “Pra mim é um privilégio tocar aqui no parque que é um símbolo dessa cidade que eu amo” declarou o músico.

Joãozinho se apresentou na companhia dos músicos Roger Resende (Violão e Voz), Carol Marques (voz), Lula Ricardo (baixo), Ângelo Goulart (bateria), Advar Medeiros (sax), Fernando Drumond (trombone), Fabrício Matos (guitarra) e Cacaudio (teclado e voz).

Público compareceu em peso – Jéssica Dias

Muitos dos que compareceram a apresentação, estavam lá por acaso. Foi o caso do aposentado Jorge Carlos Azevedo. “Vim aqui passear com meu neto mas o parquinho estava fechado. Aí fiquei sabendo que haveria uma apresentação e resolvi ficar. Valeu a pena” afirmou. Mas a grande maioria se deslocou até o parque com o mesmo objetivo de Lúcia do Carmo, 57 anos. “Estava em casa sem planos nenhum, lendo o jornal. Aí li que hoje teria show aqui hoje, arrumei e vim logo”.
De acordo com o diretor-superintendente do museu, Douglas Fasolato a cidade tem muito a ganhar com iniciativas como essa. “Já fizemos antes um tributo para homenageá-lo, e nós queremos que ele mostre sua música em vida para que toda a população conheça e reconheça o talento de um grande músico como o Joãozinho. A cidade só tem a ganhar com isso e música de qualidade é sempre bem vinda” declarou.

A história de Joãozinho

João Baptista Pereira nasceu a 24 de junho de 1939 em Juiz de Fora, de família brasileiramente construída de misturas entre negros e italianos. Começou na música cedo, tocando em conjuntos de baile de sua cidade natal e, mais tarde, na década de 70, em Belo Horizonte, no grupo do renomado Célio Balona. “Joãozinho da Percussão” entrou para o cenário artístico nacional tocando com Benito de Paula, que estava no apogeu de sua carreira. Depois tocou por mais de 10 anos na banda de Jorge Ben Jor, e ainda com Pepeu Gomes e Baby Consuelo, Chico Buarque e Joyce. Atuando com estes grandes artistas da MPB, Joãozinho levou o nome de Juiz de Fora para além das fronteiras do Brasil, em shows em países da América do Sul, México, Estados Unidos, Canadá, Emirados Árabes, Inglaterra, Itália e França – onde, além de Paris, tocou por duas vezes no Montreux Jazz Festival.
Gravou vários discos com Jorge Ben Jor, A Cor do Som (banda da qual foi um dos fundadores), Pepeu Gomes e Baby Consuelo, Chico Buarque e Joyce, além de Tim Maia e Paulinho Boca de Cantor.
Participou também dos discos História da Música Popular de Juiz de Fora e Arca de Noé (Som Livre – Homenagem a Vinícius de Morais). Foi um dos fundadores e integrantes da primeira formação do grupo Lúdica Música, ao lado de Rosana Brito e Isabella Ladeira. Deixou também sua marca em inúmeros discos e espetáculos de artista conterrâneos, como Eminência Parda e Tânia Bicalho. Em seu primeiro CD, “Ritmo do Tempo”, lançado em 2001, registrou canções como “De volta ao samba” (Chico Buarque), “Aqui, o” (Toninho Horta/Fernando Brant), “Teimosia” e “Possibilisamba” (Carlinhos Vergueiro), “Pegue o escuro” (Rosana Brito) e “Um abraço pro João” (Sylvio Gomes).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: