Skip to content

Descobrindo o amor por cada página

Grupo de juiz-foranos promove encontros para trocar e discutir livros como forma de motivar a leitura.

Repórter: Valéria Fabri

Postado em  16/06/2014

Os livros trocados durante o encontro

Os livros trocados durante o encontro

A leitura ainda não é um hábito do brasileiro, o Brasil ocupa apenas a 55ª posição do ranking PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) de leitura . O próximo ranking será divulgado em 2015. Motivar o contato com a literatura é fundamental para que o Brasil alcance melhores resultados nessa disputa saudável. Em Juiz de Fora um grupo de pessoas se reúne para tentar ajudar aqueles que ainda não encontraram o seu caminho pelo mundo da palavra.

Veja aqui um cruzamento de dados relacionando desempenho com histórico de repetência dos alunos.

O Clube do Livro surgiu a partir da experiência da artista Júlia Möller. Fã da série Game Of Thrones, Júlia não queria esperar para saber o que aconteceria na temporada seguinte da série de TV e resolveu ler o livro. “Eu comprei o livro, mas fiquei com medo por que eu nunca tinha lido um livro tão grande. Conversei com uma amiga e ela me disse que esse era o início, que eu só estava começando a minha vida como leitora”.

Descobrindo o amor pela literatura, Júlia e sua amiga, Joviana Marques, decidiram compartilhar com outras pessoas a ideia do Clube do Livro. O que era para ficar na internet acabou tomando forma e com 10 integrantes aconteceu o primeiro encontro presencial para trocar livros e confraternizar na UFJF.

O projeto deu tão certo que hoje conta com cerca de 20 participantes e comemora um ano de existência. A estudante Beatriz da Mata já participou de três edições do Clube do Livro. “O mais legal é a troca. Conhecemos novos autores e estilos literários” ressalta ela.

Para que não se tornar somente um amigo oculto literário o grupo tem algumas regras. Todos os participantes precisam ter um Skoob. Através do site, que funciona como uma rede social voltada para os livros, os participantes descobrem os gostos dos demais e escolhem um livro. Após a leitura, cada uma deve fazer uma resenha compartilhando com todos suas impressões pela leitura.

Júlia Moller recebendo o seu livro

Júlia Moller recebendo o seu livro

Júlia Moller explica como fazer para participar “As pessoas que tem interesse entram em contato comigo e são convidadas para o ver o próximo encontro. Se gostarem, podem participar, afinal, pelo menos por um dia e através de redes sociais vamos confraternizar e é importante que o grupo se dê bem”.

A leitura tem encontrado bastante espaço na UFJF, não apenas dentro das salas de aula. Cada vez mais projetos invadem o Campus aos finais de semana incentivando a leitura em todas as idades. Veja como foi a última edição do Leitura no Campus.

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: