Skip to content

Literatura para ser lida, literatura para ser conversada

Augusto Nogueira, Publicada em 30/04/14

A arte é a expressão de uma época, sentimento e/ou realidade através de um meio, seguindo um formato estético e com forte apelo de significado. A literatura pode ser considerada uma arte bastante tecnológica, pois a escrita foi uma das primeiras (e das principais) tecnologias criadas pelo homem. Ela teve papel importantíssimo na história pelo seu caráter de registro e sempre embalou os pensamentos sobre o tempo de ontem, hoje e amanhã.

A leitura é uma das atividades que mais estimula o cérebro, pois lida diretamente com a imaginação: tornamos quase concreto algo que existe na ideia e é materializado através de símbolos, que por si só, não significam nada.

É nesse ritmo de discussão sobre a literatura que apresentamos esta matéria do JF Hipermídia.

Conversamos com Rafael Scoratelli, estudante de Línguas Estrangeiras da UFJF e entusiasta da arte literária, explica que o estudo da Literatura é semelhante ao estudo da História: os dois campos do conhecimento analisam a sociedade em uma determinada época e lugar, inserida num certo registro cultural, a partir de olhares diferentes. A História toma a ótica dos grupos sociais e dos acontecimentos, enquanto a Literatura retrata o mundo pela ótica individual do escritor. Rafael alerta que “apesar de a Literatura carregar traços mais próprios do individuo, isso não a torna mais individual que a História. Ela é tão coletiva quanto: a diferença é que esse aspecto de sentimentos e valores pessoais, trazidos pela escrita particular, apenas faz com que ela seja mais humana.

Ouça sobre a importância do estudo da Literatura neste podcast especial feito pelo Rafael.

Sesc Literatura

 

Hoje à noite começa o Sesc Literatura 2014. A abertura acontece no Cine Theatro Central, com a participação do escritor e comediante Gregório Duvivier, famoso por fazer parte do canal do Youtube “Porta dos Fundos”. Além da participação na abertura, o escritor embala duas oficinas que acontecerão no dia 10 de maio que terão temas relacionados a produção literária dele.

Foto 1

O escritor Gregório Duvivier.

Este ano, o Sesc Literatura tem o tema Grandes Escritores. O objetivo do evento é estimular o gosto pela leitura, apostando na diversidade de autores e estilos literários. O projeto realiza palestras gratuitas de grandes nomes da literatura brasileira, além das oficinas de leitura, que mostrarão como usar a leitura no ensino e como desenvolver o gosto por ela na sociedade atual.

As oficinas de leitura acontecerão no sábado, dia 10 de maio, das 10h às 13h e no domingo, dia 11, das 14h às 17h, no Sesc Juiz de Fora. São 30 vagas gratuitas para cada oficina, totalizando 60 vagas, e os interessados deverão fazer inscrições através do telefone (32)3215-1908, ou através do email cadijacosta@sescmg.com.br, durante o período de 05 a 09 de maio de 2014. Os temas trabalhados nas oficinas são relacionados ao trabalho do escritor Gregório Duvivier.

A primeira oficina tem o nome de “O texto escrito, o texto falado e o humor”. A segunda, “Inspirações”, propõe o desenvolvimento de microcenas com base em passagens dos livros de Gregório.

Para mais informações sobre o Secs Juiz de Fora, acesse este link.

Foto 2

Cartaz de divulgação do evento.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: