Skip to content

Diretórios e Centros Acadêmicos da UFJF homenageam referências profissionais em seus nomes

foto 1 foto 2 foto 3 foto 4foto 1foto 2foto 3

Responsável pela representação do corpo discente dentro das faculdades, os Diretórios Acadêmicos (ou Centros Acadêmicos) estão presentes em mais de 20 faculdades da UFJF. Muitos deles carregam em seus nomes homenagens, que variam de figuras históricas nacionais a professores influentes.

O Centro Acadêmico Galba di Mambro representa o corpo discente do curso de Bacharelado em História do Instituto de Ciências Humanas.  O estudante Arthur Lanzonni, membro do C.A., explica a homenagem. “Galba di Mambro foi um professor muito querido pela faculdade que se aposentou recentemente.  Chegou a trabalhar como coordenador da Economia, deu aula de História Econômica, foi um dos fundadores do curso de História, e por muito tempo lecionou aqui, eu inclusive tive o prazer de conhece-lo dentro de sala. O nosso atual chefe de departamento é orientando do professor Galba, é muito forte o legado deixado por ele na faculdade”.

A aluna Ana Heloisa participa do C.A. de Filosofia, que em seu nome homenageia o professor Mário José dos Santos. “É um professor excelente do curso, que influenciou na forma de pensar de muitos alunos que passaram por aqui. A homenagem é uma forma de podermos retribuir, há mais de 20 anos que o nosso C.A. homenageia esse querido professor em seu nome”. Enquanto o C.A. de Filosofia e História homenageia uma referência local e próxima dos alunos, a homenagem no Diretório Acadêmico da Faculdade de Comunicação Social é de referência nacional: o jornalista Vladmir Herzog, símbolo da luta contra a censura no período de ditadura no Brasil. A Faculdade de Comunicação recentemente recebeu o pesquisador Audálio Dantas, autor do livro “As duas guerras de Vlado Herzog”. A aluna Susana Azevedo Reis participou do encontro, e afirmou “foi muito enriquecedor, Vladmir Herzog teve uma luta muito expressiva contra a censura e acabou sendo vítima da ditadura. Virou um ícone não só pelas impactantes imagens da sua morte, mas pela sua trajetória jornalística. É muito importante que a faculdade tenha contato com a história desse jornalista, e isso só temos a agradecer ao Audálio Dantas pelo conhecimento. A homenagem do nosso D.A. ao jornalista acaba sendo também uma forma de expor aos alunos uma referência de ideologia e profissionalismo.”

Objeto central da pesquisa da estudante Caroline Mendonça, O Centro Acadêmico de Ciências Sociais é decorado com imagens do cientista social Darcy Ribeiro. “É uma homenagem muito justa, Darcy é um grande ícone do estudo social da formação do povo brasileiro, e a sua obra é muito discutida em todo campo das ciências humanas. Sou estudante do Bacharelado de Ciências Humanas, pretendo concluir meus estudos fazendo o Bacharelado de Ciências Sociais, e tive meu primeiro contato com a obra de Darcy Ribeiro em uma matéria da Geografia”, ressaltou. Caroline lembra ainda que existem vários grêmios estudantis que levam o nome do cientista, como o D.A. da UNB.

Alguns Centros e Diretórios Acadêmicos não homenageiam ninguém em seu nome, como o Bacharelado de Ciências Humanas, a Psicologia e a Geografia. A explicação vem do aluno Pedro Ferreira, da Geografia. “Embora os Diretórios e Centros Acadêmicos sejam muitas vezes antigos e tenham no passado homenageado alguns professores, com a mudança na estruturação dos cursos do ICH, muitos CAs e DAs estão sendo recriados e reestruturados, e ainda não discutiu-se a possibilidade de homenagear. Mas certamente num futuro haverão referencias a serem lembradas”. Alguns casos curiosos ficam por conta da memória da jornalista Anelise de Sá, “na minha época de faculdade, o nome do Diretório Acadêmico mudou umas três vezes. Não me lembro muito bem de todos, mas me lembro que passei boa parte da faculdade sendo representada pelo Diretório Acadêmico Joe Ramone” contou, se divertindo com as lembranças da referência ao membro da banda Ramones.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: