Skip to content

Luta contra o câncer

Júlia Fracetti

25/06/2014 às 13:03

 

Completando 51 anos de existência, a ASCOMCER , Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer exerce um papel fundamental na sociedade juiz-forana e região.

A atual Presidente do Hospital, Alessandra Sampaio, conta que hoje “94% do atendimento é direcionado a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS, sendo os outros 6% direcionados aos diversos pacientes de planos de saúde e particulares”.

Alessandra Sampaio - Presidente da ASCOMCER (Foto para a Campanha Outubro Rosa 2013)

Alessandra Sampaio – Presidente da ASCOMCER (Foto para a Campanha Outubro Rosa 2013)

Uma boa infraestrutura e a constante busca pelo avanço tecnológico dos procedimentos atribuem uma excelente reputação à ASCOMCER. No entanto, o diferencial da Associação está nos cuidados humanísticos com os pacientes. “Nós buscamos sempre deixar os pacientes à vontade, fazer com que eles se sintam na casa deles e que nós também somos parte da família”, diz Alessandra.

Ela conta que o Hospital possui uma Comissão de Humanização composta por profissionais de diversas áreas. O projeto tem o objetivo de “proporcionar para os usuários, pacientes, familiares e equipe de trabalho um espaço onde eles encontrem melhorias e satisfação” diz. “Acho o hospital maravilhoso e não tenho nada a reclamar. Todos me tratam muito bem, desde a secretaria até o corpo clínico. A forma como os funcionários nos trata ajuda muito em nosso tratamento e melhora” conta a paciente Niraci dos Reis, 54 anos.

Grupo de Humanização composto por uma equipe multidisciplinar (Foto: acervo do Hospital)

Grupo de Humanização composto por uma equipe multidisciplinar (Foto: acervo do Hospital)

A ASCOMCER também criou um Grupo de Apoio a Familiares, que atende a família dos pacientes em tratamento no hospital com o objetivo de proporcionar conforto por meio de trocas de experiências e esclarecimentos de dúvidas.

O Hospital também conta com o Grupo de Voluntários que tem o objetivo de trazer visibilidade e arrecadar fundos para a ASCOMCER. A Equipe do Bazar, parte do grupo de voluntários, arrecada quantias significativas para a ASCOMCER, e é a responsável pela logística dos bazares. “Os produtos e materiais vendidos no bazar são oriundos ou de doações da população ou são produzidos pelos próprios pacientes como artesanato”, diz Alessandra.

Grupo de Voluntárias ASCOMCER (Foto: Campanha Outbro Rosa 2013)

Grupo de Voluntárias ASCOMCER (Foto: Campanha Outubro Rosa 2013)

A Equipe de Voluntárias também é responsável pela organização dos eventos da ASCOMCER, como a Mesa de Natal e o Outubro Rosa, e também por realizar as visitas solidárias ao paciente que se encontra sozinho.

Os interessados em fazer parte da Equipe de Voluntários da ASCOMCER devem ligar para 3311-4000 e pedir encaminhamento para a Coordenação da Equipe de Voluntários.

Outro grupo do Hospital é o Grupo Vitoriosas. Formado pelos Setores de Psicologia, Serviço Social e Fisioterapia da ASCOMCER, o grupo reúne pacientes em reabilitação física e psicossocial e tem o objetivo de oferecer apoio nesse momento de recuperação.

Por ser um grupo de pacientes que passaram por diferentes estágios da doença elas se fortalecem ainda mais no processo de reabilitação.

Outubro Rosa ASCOMCER - Juiz de Fora

Outubro Rosa ASCOMCER – Juiz de Fora

O Hospital sempre realiza campanhas pontuais com o objetivo de arrecadar doações e fundos. “No mês de Junho estamos promovendo uma campanha para o Setor de Nutrição”, diz Alessandra. Ela ainda destacou a Campanha do Outubro Rosa, realizada todo mês de outubro, contra o câncer de mama. “Esse ano vamos para a segunda edição da Corrida Solidária ASCOMCER do Outubro Rosa. A cidade inteira se mobiliza durante todo o mês de outubro”.

Essa luta tem história

Fundada em 4 de janeiro de 1963 por Maria José Baeta Reis, que tinha sobrevivido a um câncer de colo uterino, a ASCOMCER é referência na região e conta com o apoio da população há muitos anos.

Na época, ainda sem um local próprio para internação, o atendimento era feito em domicílio, onde eram levados medicamentos, alimentos e vestuário, bem como o tradicional apoio e carinho para que o doente não se sentisse desamparado. As visitas eram feitas por uma equipe formada por um médico, uma enfermeira, uma voluntária e uma estagiária da Faculdade de Assistência Social.

Hoje, o hospital possui 72 leitos para internamentos, sendo estes 05 leitos de UTI, 05 leitos para pediatria, 29 para tratamento clínico, 24 para cirurgia, e 09 apartamentos para convênios e particulares.

Os interessados em fazer doações para o Hospital ASCOMCER podem ligar para 3311-4000

 

Conheça a equipe do Hospital ASCOMCER 

Fotos tiradas para a Campanha do Outubro Rosa de 2013 na página do Facebook da ASCOMCER

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: