Skip to content

Museus se tornam atrativos nas férias escolares

Com a chegada das férias escolares, chega também à preocupação em arrumar um local atrativo para o lazer das crianças e dos adolescentes. Uma das opções mais comum é leva-los ao museu. Educativo e ao mesmo tempo divertido, ele atrai os olhares dos pequenos e dos adultos.

            Em Juiz de Fora, o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) é um dos mais famosos. Projetado pelo arquiteto Décio Bracher, a fachada de vidro o torna referência da arquitetura dos anos 60. Sua programação é composta desde colônia de férias, exposições a ciclos de cinema. Além da entrada gratuita, ele funciona diariamente até às 18h, inclusive aos domingos.

            Além do MAMM, o Museu Mariano Procópio (MAPRO) é uma pedaço da história da cidade. Em 1861, Mariano Procópio construiu uma Villa para receber a família imperial de D. Pedro II. No século XX, o espaço da casa foi transformado por Alfredo Ferreira Laje, filho de Mariano Procópio, em museu particular. Além disso, ele construiu uma nova casa em anexo, para abrigar suas coleções. Nascia assim, o primeiro museu de Minas Gerais, que abriga o segundo acervo mais significativo do país com cerca de 50.807 peças em seu arquivo.

            O museu foi doado à cidade em 1936 por Alfredo Ferreira Lage e torna-se Patrimônio Histórico em 1939. Hoje o Museu se tornou fundação, possuindo recursos próprios para sua conservação. O Conjunto Arquitetônico e Paisagístico, bem como o Acervo do Museu Mariano Procópio são tombados pelo IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais.

            Passando por reforma, ainda não há precisão de reabri-lo, deixando aberto para os visitantes somente o parque, que tem varias espécies de plantas, algumas incomuns na região da Zona da Mata.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: