Skip to content

No dia da toalha, nerds se reúnem no CCBM

 Repórter: Iara Campos

Postado em 26 de maio de 2014

Towel Con

Imagem: divulgação

Domingo, 25 de maio foi o dia de muita gente sair da frente do computador, fechar o “Guia do Mochileiro das Galáxias” e encontrar uma galera nerd para discutir, pessoalmente, aventuras de RPG, Star Wars, Star Trek e Harry Potter. Esta data é o Dia do Orgulho Nerd e, em Juiz de Fora, foi comemora
da durante todo o final de semana, na Convenção de Ficção Científica e Nerdices (Towel Con.) que ocorreu no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas.

A nerd de carteirinha e organizadora do “Towel Con.” Thamiris Carvalho conta q ue a ideia de fazer um evento como esse surgiu no ano passado, “todo ano eu passava o dia do orgulho em casa, vendo filme de Star Wars e até era legal, mas eu queria estar com outras pessoas que gostavam dessas coisas e conversar sem ser estranha e foi então que eu decidi fazer um evento no dia da toalha. Entenda porque o Dia do Orgulho Nerd é conhecido como Dia da Toalha, clicando aqui.

Towel Con.

Conselho Jedi

Sala do Conselho Jedi. Foto: Iara Campos

A convenção reuniu pessoas de todas as idades e todos os tipos de “nerdice”. Segundo Thamiris, o intuito era esse mesmo, de reunir “desde os nerds mais old school, que é o pessoal mais velho, que viveu essa onda de Star Wars e pegar um pessoal que vê umas séries mais desconhecidas tipo Doctor Who”, ressalta.

O professor de português Bernard Martoni, que compôs a mesa de debates sobre a rivalidade entre as duas grandes produtoras de história em quadrinhos, Marvel e DC Comics, acredita que hoje em dia essa cultura nerd está mais bem estabelecida. Segundo ele, “antes era mais seccionada, tinha o pessoal de quadrinhos, de RPG, o de japonês (mangá e anime). A importância de um evento como esse é de possibilitar o diálogo entre todas essas áreas”.

A programação abrangeu vários interesses nerd. Houve exibição de séries, palestras e mesas de debate sobre temas como o legado de “Arquivo X”, histórias em quadrinho e suas adaptações para cinema. O Conselho Jedi da cidade esteve presente nos dois dias da Towel Con. No domingo, os nerds participaram de duelos, de um “nerdquiz” e do desfile de “cosplay” e “cospobre”.

O que é ser nerd, afinal?

De acordo com o Dicionário Informal, “os nerds são pessoas muito mais inteligentes que a maioria, e são excluídas por essa maioria por se sobressaírem”. Veja no vídeo a seguir o que os participantes do Towel Con. pensam que é ser nerd:

A organizadora do Towel Con. também comentou o que é ser nerd hoje em dia. Para ela, a imagem dessas pessoas está mudando, em função de séries de TV como The Big Ben Theory. ”Ser nerd agora é cool, é ter status. Tanto status que tem gente aí que a gente chama de ‘bazingueiro’, que não é nerd de verdade, mas fala que é. Então, se tem gente querendo se passar por nerd é porque o negócio tá muito legal”, finaliza.

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: