Skip to content

Cursos de capacitação em Juiz de Fora impulsionam o desenvolvimento da cidade

Monise Vieira em 22/04/2014

Destacar-se no mundo empresarial não é tarefa fácil e o caminho para alcançar o sucesso é longo e cheio de obstáculos. Mesmo os empresários que já estão no mercado há algum tempo, devem continuar a investir e buscar melhorias para o seu empreendimento e sua carreira. É nesse contexto que cresce cada vez mais o número da ofertas de cursos de capacitação e empreendedorismo na cidade de Juiz de Fora.

Secretário André Zuchi

Secretário André Zuchi

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), André Zuchi, explica que o PIB da cidade, representado com dados de 2011, é de 17 mil reais por ano e que 61% dele vem de comércios e serviços. Ele ressalta que a cidade está dentro da média nacional e, que neste cenário, Juiz de Fora tem dois principais desafios: atrair empreendimento e preparar mão de obra qualificada.

Ouça o áudio:

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social (SDS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Flávio Cheker, disponibilizar e facilitar o acesso ao mundo do trabalho é importante não só para o desenvolvimento econômico da cidade e da região, mas também para o desenvolvimento social.

“Quando a gente facilita o acesso ao mundo do trabalho e contempla uma série de iniciativas que estão em curso no mercado brasileiro, estamos assegurando às pessoas e permitindo que elas estejam mais próximas de abrir mão dos programas e projetos de assistência social que ela precisa para sobreviver”, afirma.

Cheker explica ainda, que abrir o leque de possibilidades de trabalho e capacitação da mão de obra permite atender melhor às demandas da cidade. “É preciso que abra cada vez mais o leque de possibilidade de trabalho e ação para que a política de geração e qualificação profissional reconheça a especificidade do público e possa atender as necessidades da cidade. Nós valorizamos muito essas políticas de acesso ao mundo do trabalho, cursos de capacitação, facilidade para empreender. A gente busca hoje fortalecer esses diversos mecanismos que a sociedade oferece através da qualificação profissional e do ensino profissionalizante como forma de desenvolvimento”, explica.

 

Porque investir em capacitação?

No mercado atual, a globalização, a acirrada concorrência e as parcerias têm exigido das empresas constante processo de renovação do capital intelectual  de seu pessoal, um esforço de capacitar e atualizar o conhecimento profissional de seus funcionários.

As empresas estão percebendo que para alcançar resultados satisfatórios precisam mais do que números e faturamento. São as pessoas que fazem uma organização, portanto investir na capacitação de colaboradores é investir no sucesso dos negócios. Essa percepção vem alterando paulatinamente o número da oferta de cursos de capacitação e de empreendedorismo não só em Juiz de Fora como no Brasil.

Para Juarez Castro, que é responsável pela área de RH de uma empresa na cidade, destaca a importância de participar de cursos de capacitação, visto que o mercado está cada vez mais diversificado e isso exige colaboradores mais preparados.

Ouça o áudio:

Curso de empreendedores Bota pra Fazer começa hoje na UFJF

download Começa hoje na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o curso de empreendedores Bota pra Fazer que visa capacitar pessoas que tenham interesse em empreender e aprender a gerir um negócio. O curso é uma parceria entre a UFJF e o Instituto Educacional São Pedro (Iespe), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

De acordo com Leonardo Frossard, responsável pelo Programa de Formação Empreendedora do Critt, que está promovendo o Bota pra Fazer, o foco é a capacitação de empreendedores para entrar na incubadora.

“O foco é capacitar empreendedores para entrar na incubadora, a gente entende que esse investimento pode ser diluído depois, com a abertura da empresa e notamos que tem um mercado em Juiz de Fora e existe um potencial para a disseminação do empreendedorismo e para explorar esse tipo de curso na cidade”, afirma.

O Critt promove mais de dez cursos de capacitação e workshops por ano, direcionados a empresários, estudantes e interessados na área de empreendedorismo e inovação.

Clique aqui e veja o número de empreendedores em Juiz de Fora.

Saiba como anda o cenário empreendedor na cidade.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: