Skip to content

Mais de 170 mil juizforanos estão endividados, diz CDL

Sobe o número de inadimplentes em março | Foto: Pedro Miranda

Sobe o número de inadimplentes em março | Foto: Divulgação

por Pedro Miranda – publicado em 16/4/2014

A taxa média de juros cobrada no cheque especial teve aumento de 8,95% em março, segundo levantamento do Procon-SP divulgado na última sexta-feira. Dos sete bancos pesquisados, quatro tiveram alta nos juros do cheque.  O cheque especial junto com o saque no cartão de crédito lideram a lista dos serviços com a maior taxa de juros, ou seja, economicamente são os produtos menos atrativos.

Sobem os juros, também cresce o número de inadimplentes. De acordo com relatório divulgado pela Serasa Experian, a inadimplência no Brasil apresentou crescimento de 4,2% em março em comparação com fevereiro. Todas as modalidades de inadimplência do consumidor apresentaram alta no mês. As dívidas com os bancos (3,6%) e os cheques sem fundos (14,2%) foram os principais responsáveis pela inadimplência.

Segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Juiz de Fora tem mais de 170 mil pessoas inadimplentes. Nos primeiros meses do ano esse número tende a subir em decorrência dos acumulo de gastos no natal, férias e início do ano. Para o economista Max Leno, a saída para não ficar com o nome sujo na praça é se planejar. “Planejamento orçamentário e financeiro é algo que está presente praticamente em todos os agentes econômicos e não poderia deixar de ser um exercício praticado pelas famílias, pelo indivíduo, o brasileiro de uma forma geral, no sentido de tentar prever o lado da receita e o lado da despesa”, afirma. Ouça abaixo essa e outras dicas para evitar o endividamento.

 

“Feirão Limpa Nome”

O cheque especial é o produto financeiro com a mais alta taxa de juros | Foto: Pedro Miranda

O cheque especial é o produto financeiro com a mais alta taxa de juros | Foto: Pedro Miranda

Até o dia 17 de abril acontece em todo Brasil a segunda edição do Feirão Limpa Nome Online gratuito promovido pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. O serviço permite que qualquer consumidor de todo o país negocie, pela internet, suas dívidas diretamente com os credores, aproveitando condições especiais de pagamento, tem instituições que chegam a oferecer até 80% de desconto no valor em atraso.

Clique aqui para entrar no serviço. O acesso é permitido durante toda a semana, 24 horas por dia.

Para participar, o consumidor deve entrar no site e preencher um cadastro. Depois, será levado a uma página onde estarão relacionadas todas as empresas do feirão com as quais ele possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa. De acordo com a instituição, cerca de 90 grandes empresas participam.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: