Skip to content

Exercícios de Yoga funcionam como tratamento alternativo da Osteoporose

Repórter: Jéssica Ribeiro
Postado em: 09/07/2014

De acordo com a Fundação Internacional de Osteoporose, uma em cada três mulheres, e um em cada cinco homens com mais de 50 anos vão apresentar pelo menos uma fratura por osteoporose na vida. Esses dados são preocupantes, principalmente se considerarmos que o Brasil tem mais de 23 milhões de pessoas na terceira idade.

Segundo o ortopedista João César Novaes, a doença é mais frequente nas mulheres que estão na pós-menopausa, devido à baixa hormonal, que dificulta a fixação do cálcio. A osteoporose também é mais frequente nas mulheres brancas e em mulheres magras.

O médico também alerta para a atenção com a doença, por ser silenciosa, não apresentando sintomas. “Quando ela se manifesta, é por meio de fraturas. As mais frequentes são nos ossos da coluna, do fêmur e do punho”. João César Novaes chama a atenção para a necessidade de se fazer a prevenção, por meio do exame que diagnostica a osteoporose.

Confira aqui a entrevista com o médico João César Novaes.

Tratamento

Segundo o ortopedista João César Novaes,o tratamento da osteoporose é feito à base de suplementos que repõem a falta de cálcio. Também são usados medicamentos para suprir a falta de vitamina D, já que ela facilita a absorção do cálcio, e substâncias que ajudam na fixação do cálcio nos ossos. As atividades físicas também são importantes aliadas no tratamento da doença.

Além dos tratamentos convencionais, é possível optar métodos alternativos de prevenção à doença. Um desses exemplos é a yoga, que pode ajudar a partir de suas técnicas e exercícios. Uma das vantagens é a de estimular a ossificação. 

A professora de Yoga Karine Lopes, conta como essa técnica pode ajudar na prevenção da Osteoporose: “Algumas posições do Yoga são formadas por permanência. A gente entra em uma posição e permanece nela. Fazendo isso, o peso do corpo e a contração muscular  são impactos gerados contra o esqueleto ósseo. Com isso, é  estimulada a fabricação de células ósseas. Isso acontece porque o músculo se insere no osso por meio de um tendão, então, ao contrair o músculo, nós estamos tracionando os ossos, estimulando a fixação de cálcio, e, logo, a densidade óssea.”

Além dos exercícios, Karine conta que a Yoga funciona como um meio de relaxar, a partir de mantras, da meditação e de técnicas respiratórias que são trabalhadas nas aulas.A professora também destaca a importância de uma boa alimentação, principalmente de alimentos ricos em cálcio. “Exposições curtas ao sol também são recomendadas, pois ajudam no metabolismo de vitamina D”, diz.

Para mais informações sobre Osteoporose, clique aqui.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: