Skip to content

Cupcakes, conquistando o gosto e o paladar do juiz-forano

Michele Ferreira
Publicado em : 21/10/2013
 

Um doce que também foi feito para comer com os olhos. Os cupcakes são pequenos bolinhos, de origem inglesa, que conquistaram o paladar dos brasileiros. São na medida certa para quem não quer exagerar nos doces, um verdadeiro “bolo de caneca”, com massa leve e cobertura sedutora. Em muitos cafés de Juiz de Fora, os cupcakes já estão nas vitrines como doce principal, a cidade já ganhou até um Capcakeria, que mantém a tradição de família para fazer essa guloseima.

O que são os Cupcakes?

red vevetO Cupcake ficou famoso mesmo nos Estados Unidos e ganhou esse nome, (bolo de xícara em português), porque sua receita original é feita usando as xícaras como medida. Como antigamente o normal era que as receitas fossem feitas com os ingredientes medidos em peso, o nome acabou pegando. Além disso, eles eram assados em xícaras, o que fortaleceu ainda mais a ideia do nome cupcake.

Eles são bastante semelhantes aos muffins, mas se diferenciam por terem uma massa mais leves e uma cobertura decorada. São tão bonitos e delicados que parecem pequenos enfeites.

No início, esses bolinhos eram feitos em grandes quantidades, servindo como lembrancinhas de festas infantis, batizados e até casamentos. Hoje, não perderam essa função, mas ganharam mercado como produtos individuais, sabores que saem do tradicional chocolate e  baunilha e dão lugar a pimenta, lavanda e até cenoura.

Eu quero!!!

Em Juiz de Fora os Cupcakes são vendidos em cafés, docerias e até em padarias perto da sua rua. Mas dois lugares se destacam na cidade em termos de variedades de sabor.

Cup mari.bmp A Mari Cookie é a única Cupcakeria da cidade, lá são feitos Cupcakes com diferentes sabores e coberturas. Uma receita que vem de família e foi adaptada para outros produtos, com os cupcakes salgados. O destaque da loja é o Cupcake da Semana, sempre um sabor diferente que se torna um campeão de vendas.

A proprietária Mariana Biscotto diz que já fazia os Cupcakes para encomendas grandes, até que sentiu a necessidade de abrir uma loja física para atender um público que queria comprar apenas um bolinho ou dar de presente uma caixa com quatro, por exemplo. Além disso, o loja é um pequeno café, onde o cupcake pode vir acompanhado de uma conversa e um café expresso.

Veja a matéria completa sobre esse  simpático doce!

Outro lugar que a cada dia cresce mais em Juiz de Fora é a Josephina Café e Doceria, com duas lojas físicas na cidade e uma Carta de Cupcakes com 45 sabores diferentes. Todos são produzidos no próprio local e as receitas são sempre originais. Os 45 sabores não estão disponíveis todos os dias, então se na segunda-feira você comprou um Cupcake de Nutella, ele provavelmente na quarta-feira, pode ter dado lugar ao Cupcake de Bombom.

Sabores exóticos também estão no cardápio, existem cupcakes de goiaba com canela, maça com gengibre, capim limão e até um chamado Red Vevet, um bolinho vermelho feito com cacau e yogurt com cobertura de cream cheese e chocolate branco.

 A chefe confeiteira Maria Eterna diz que o sucesso dos Cupcakes está no preparo, sempre com muito carinho e riqueza de detalhes. Um bolinho feito individualmente e de forma artesanal. Ela também afirma que as pessoas até se identificam com cada sabor.

Confira a entrevista com a Chefe Confeiteira do Josephina, Maria Eterna:

Um doce enfeite!

almofada.bmpCupcakes literalmente viraram moda! Eles saíram das vitrines das docerias e ganharam espaço também no mundo da decoração. São almofadas, canecas, blocos de anotação, imãs, chaveiros e até  luminárias, produtos que conquistam principalmente o público jovem.

 Rodrigo e Leonardo têm uma marca de design e decoração e resolveram investir em uma linha só de Cupcakes. São eles que desenham os croquis dos produtos e garantem que os bolinhos foram o primeiro grande sucesso da marca. Em apenas um ano, os produtos já saíram de estoque várias vezes. São cupcakes que até ganharam uma personalidade,  zangados, felizes ou assustados.

Confira a entrevista!

  

E para você que ficou com água na boca depois de ler essa matéria, experimente fazer um cupcake em casa, o custo não é alto e o preparo é bem fácil. O JFHipermídia te ensina como fazer o cupcake tradicional, Clique aqui!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: