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Minha alimentação é correta? #sóquenão

Fabrício Andrade

Postado em 13/11/2013

Todo mundo tem um pouco de médico, de psicólogo e de nutricionista. Quanto mais acesso a internet e ao conhecimento, menos as pessoas procuram profissionais formados para auxiliarem na resolução de problemas simples. Um exemplo clássico encontrado é a busca pelo corpo perfeito através de uma alimentação dita “saudável” vinda de muito tempo atrás. O que será que as pessoas pensam ser uma alimentação saudável?

Não existe um consenso entre as pessoas sobre o que seria uma alimentação correta. A única verdade e que todos acham que são nutricionistas e querem  montar suas próprias dietas a partir de mitos trazidos de geração após geração. Vamos conversar sobre alguns deles:

1-      Alimentação no inverno engorda mais?

Mentira. O que acontece é uma mudança no nosso metabolismo e também nos alimentos que são consumidos nessa estação. A Nutricionista Roberta Marques desmistifica isso e ainda afirma que no inverno o corpo está mais propício para o emagrecimento. Quer entender melhor?

2-      Peito de Peru é realmente saudável?

Ao contrário do que muitos pensam, aquele pão integral com duas fatias de peito de peru não é a melhor opção quando se deseja ingerir poucas calorias. Sim, as pessoas estão certas ao afirmar que ele tem uma baixa quantidade de gordura. Será que elas já repararam na quantidade de sódio que essas fatias magrinhas apresentam? Acho que não.

Em uma 2 fatias de peito de peru encontra-se 500mg de sódio. Se compararmos com a quantidade ideal de sódio que devemos consumir em um dia todo, que é de 2400 mg, percebmos que 20% já são ingeridos com apenas essas duas fatias.

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A solução, segundo a nutricionista Roberta Marques, é  “independente de qual estação estiver, as consequências para a saúde de cada alimento continua a mesma. O segredo é sempre abusar dos alimentos termogênicos, tipo canela, cafeína e chá.”

3-      Barras de cereal é a solução dos problemas!

Só que não. Deve-se buscar sempre soluções não industrializadas para a realização de uma alimentação equilibridada. Barras de cereais não podem substituir alimentos naturais além de não ser consumida com frequência. O educador físico, Phillip Marques,  afirma que a utilização das barrinhas deve-se ser feita com moderação. “Barras de cereais são práticas e são úteis quando consumidas antes das atividades físicas. Elas são produtos energéticos e ricas em fibras, o que contribui para o trânsito instestinal. O segredo é consumi-las entre as refeições e nunca substituindo-as”

4-      Futebol apenas aos sábados significa atividade física?

Significa “tapar o sol com a peneira”. Atividade física sem uma regularidade não consegue atingir às necessidades do corpo humano. Juntamente com uma alimentação saudável, a prática de exercícios deve ser constante e acontecer, no mínimo, quatro vezes durante a semana.

Além das vantagens estéticas, exercícios periódicos auxiliam na prevenção de doenças e também auxilia no seu humor, gerando uma maior longevidades.” Não adianta nada praticar mais de duas horas diárias de academia por dia achando que você irá perder peso. A busca pelo equilíbrio, de uma alimentação equilibrada com exercícios físicos periódicos, é o segredo para um emagrecimento saudável “ conclui Phillip.

Caminhada é uma boa prática de exercício físico

Caminhada é uma boa prática de exercício físico

5-      Eu só tomo refrigerante light ou diet…

Tá certinho quem pensa que essa é a solução adequada para quem quer emagrecer. Só que não.  Por que existe essa confusão? O light significa que houve uma redução mínima de 25% de algum nutriente comparado ao produto convencional. O diet é um produto com isenção de algum nutriente comparado ao produto convencional. O que acontece nesse caso é que pode-se reduzir um nutriente e aumentar o outro para compensá-lo, isto é, diminui-se a sacarose e aumenta-se o sódio. Será que isso é o correto?

A nutricionista Roberta Marques explica melhor quais são as diferenças e exemplifica.

Muitas vezes achamos que estamos fazendo o certo quando na verdade estamos enganados. Exige muito conhecimento sobre qual é o estilo de vida correto. Renata Rezende é estudante e possui uma vida considerada saudável. Como ela se alimenta?

Cada pessoa exige cuidados diferentes. Por isso nunca deixe de procurar uma nutricionista para que a dieta correta para seus objetivos possa ser formulada, além disso, sempre que possível, faça atividades físicas orientadas por profissionais de educação física. A saúde agradece!

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