Skip to content

Tradição sobre tapetes

Corpus Christi celebra a fé católica na eucaristia com tapetes e procissões 

Repórter: Valéria Fabri

Postado em: 23/06/2014

Fieis colocam panos brancos na janela para acompanhar a procissão

Fieis colocam panos brancos na janela para acompanhar a procissão

A fé marcou a última quinta-feira dos católicos em Juiz de Fora. Uma tradição da data são os famosos tapetes, mas não são todos os juiz-foranos que conhecem essa prática na cidade. Os bairros Santa Luzia, Nossa Senhora Aparecida e Bairu fazem, todos os anos, tapetes que representam diversas pastorais e grupos da igreja.

Veja aqui o significado da eucaristia para os católicos.

A tradição de enfeitar as ruas no Corpus Christi surgiu em Ouro Preto. Confira como foi a celebração na cidade este ano aqui.

Em Santa Luzia os tapetes de serragem começaram a ser feitos desde às 3h. Os fieis acompanham todo o processo de confecção dos tapetes e ficam tomando conta para que ninguém atrapalhe o trabalho feito. José Hamilton de Oliveira, que é morador do bairro à 53 anos, participa da dos trabalhos há quatro anos e explica um pouco sobre a tradição “Fazemos esses tapetes para respeitar e fazer a passagem de Jesus em cima dos tapetes. Cada tapete representa uma pastoral, cada tapete demora umas 4 ou 5 horas. Para mim só de você participar com Deus e para Deus é uma benção”.

Os tapetes correspondem a diversos grupos dentro da Igreja. Alguns contam com doações de fieis que ficam expostas

Cuidadosos, os fieis tomaram conta para que tudo estivesse perfeito no momento da procissão

Cuidadosos, os fieis tomaram conta para que tudo estivesse perfeito no momento da procissão

durante a procissão e depois são encaminhados para os que precisam. Vanessa Correia, moradora do bairro Santa Luzia,  considera essa celebração importante para os jovens “Precisamos manter essa tradição de fazer os tapetes, de participar da procissão, pra manter viva a memória de Cristo”.

Além destes bairros, a Catedral Metropolitana de Juiz de Fora também recebeu enfeites para a data. Desde cedo voluntários  sujavam as mãos para terminar tudo antes da procissão e missa que aconteceria à tarde. O diácono da Catedral Wellington Nascimento de Souza explica um pouco do significado desta celebração “Para a Igreja Católica a festa de Corpus Christi é muito importante já que é o reconhecimento da presença real de Cristo na Eucaristia, celebrar Corpus Christi é celebrar a presença de Cristo no meio de nós”. Ele considera “Esses verdadeiros mosaicos que a comunidade pinta com diversos símbolos, símbolos litúrgicos, símbolos da vida, que representa a presença de Cristo no meio da comunidade”.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: