Skip to content

Folclore Brasileiro é comemorado em Agosto

Priscilla Helena

 

O Curupira esperou ansioso por essa época. O Lobisomem não vê a hora de brilhar a Lua Cheia para se transformar em lobo. A Mula-sem-cabeça salta sem parar pela floresta enquanto o negrinho de uma perna só faz o maior fuzuê. Esses personagens e muitos outros estão em festa, pois o mês de agosto foi intitulado Mês do Folclore Brasileiro, em 1965, quando o Congresso do país declarou ser o dia 22 de agosto o Dia do Folclore.

Exposição reúne principais personagens do Folclore Brasileiro

Exposição reúne principais personagens do Folclore Brasileiro (Foto: Priscilla Helena)

Para comemorar a data que não deixa a cultura popular brasileira cair no esquecimento, o Museu de Cultura Popular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), organizou uma comemoração especial para este mês. A mostra Folclore Brasileiro reúne personagens que ilustram a criatividade, as crenças, tradições e lendas do Brasil. A exposição pode ser visitada até o dia 01 de setembro, de segunda a domingo, das 14h às 20h30. O museu fica localizado no Fórum da Cultura, na Rua Santo Antônio, 1112, no centro da cidade.

De acordo com o organizador da exposição Folclore Brasileiro, a importância do resgate dessa parte da nossa cultura é inquestionável. “Trazer a memória de um povo é fazer com que a seiva dele continue. É importante que as pessoas saibam, por exemplo, que a expressão do Bumba-meu-boi, que é dançada no Brasil inteiro, conta a história da etnia brasileira”.

José Luiz Ribeiro fala brevemente sobre a exposição Folclore Brasileiro

De acordo com a professora Gabriela Araújo, o Folclore está vivo nas coisas que nos rodeiam, sejam elas a linguagem, os costumes, as comidas e no nosso modo de se vestir. “Através do Folclore, a gente consegue entender um pouco do nosso passado e o caminho que percorremos até aqui”.  Segundo Gabriela, é conhecendo essas tradições que passamos a entender os traços característicos de cada região de um país.

Personagens lúdicos do Folclore Brasileiro

Personagens lúdicos do Folclore Brasileiro (Foto: Priscilla Helena)

O folclore brasileiro é conhecido por sua grande diversidade, sendo considerado um dos mais ricos do mundo. Gabriela explica que um dos fatores que acarretou essa riqueza é o fato de que todas essas lendas foram construídas por índios, africanos, e pelas pessoas vindas da Europa. “Essas histórias que conhecemos hoje, foram passadas de geração a geração e são a mistura de alguns acontecimentos, de fantasias e, claro, da imaginação popular”.

A professora também ressalta a importância da data para a valorização da cultura e da sabedoria do povo. “O simbolismo presente nesses mitos é muito forte. Eles são as marcas da nossa cultura, do nosso passado e do nosso futuro. O folclore é nossa identidade e explica muito de tudo os que nosso povo passou”, conta Gabriela.

Além dos personagens sobrenaturais famosos do Folclore Brasileiro, é nessa época que as danças, brincadeiras, festas folclóricas e as simpatias são lembradas. De acordo com a historiadora Marina Neves, a maioria das simpatias é oriunda da Europa e muitas delas foram trazidas para o Brasil pelos portugueses. “Todas elas tem origem popular e todas elas têm uma origem religiosa”.

A historiadora conta como surgem as simpatias

Conheça mais sobre os personagens do nosso Folclore

A aluna da Faculdade de Letras da UFJF, Ana Paula Furtado foi conferir a exposição Folclore Brasileiro e se encantou com o que viu. “Caramba é muito mágico estar em contato com tudo isso. Desde pequena gostava de ouvir histórias como a do saci, a da Folia de Reis a do Bumba meu boi. Pra mim, não tem nada mais brasileiro que nosso Folclore. È importante a gente não perde tudo isso.”

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: