Skip to content

Símbolo histórico e cultural é tema para concurso

Após revitalização, Alto Retrato visa aproximar público
Postado em 04/06/2014

Jéssica Dias

construção morro

Construção do Monumento em 1903 – Arquivo Maria do Resguardo

Diz o hino da cidade “Viva a princesa de Minas, viva a bela Juiz de Fora!”. Localizada na Serra da Mantiqueira, em uma das regiões mais bonitas do sudeste brasileiro, diz-se que Juiz de Fora é ao mesmo tempo cosmopolita e provinciana. Por ser uma cidade antiga, guarda grandes monumentos e pontos históricos que valem a pena serem conhecidos. Entre eles, está um dos mais belos pontos turísticos: o Morro do Cristo.

Originalmente chamado de Morro da Liberdade, em 1861 recebeu também o nome Morro do Imperador. A turismóloga Aline Viana explica que isso ocorreu após a visita de Dom Pedro II a cidade. “Quando Dom Pedro veio a nossa cidade ele subiu as encostas do morro para apreciar a cidade que se formava”. Além desses, o ponto turístico posteriormente recebeu outro nome. “em 1906, foi construída uma capela e um monumento em homenagem ao Cristo Redentor, como símbolo da vitória contra uma epidemia de cólera que matou muita gente na cidade. A partir de então, o monumento também nomeou o morro” explica.
E há algo ainda mais interessante por trás desse monumento. Construído pela Companhia Pantaleoni Arcuri: ele é anterior ao Cristo Redentor do Corcovado. “Francisco Baptista de Oliveira, que era comerciante implantou pela primeira vez em solo nacional a ideia de ter uma imagem cristã abençoando a cidade. A construção foi iniciada em 1902 e a inauguração ocorreu em novembro de 1905, e o monumento do Corcovado no Rio de Janeiro, foi inaugurado apenas em 1931, mais de 20 anos depois!” afirma a turismóloga.

morroesporte

Prática do rapel é comum – Divulgação

Quem frequenta o local há muitos anos aprovou o resultado. “Eu acho um lugar muito bonito e tenho lembranças muito boas da minha infância. “Ainda gosto de fazer a trilha e alguns amigos já praticaram rapel. Não estava satisfeito com a falta de segurança e o abandono do lugar, a reforma pelo menos mostrou que ainda há preocupação com patrimônios da cidade” declarou Paulo Arruda, estudante de Turismo. Aline diz que é comum a procura do local para prática de esportes. “O Morro do Imperador é utilizado por pessoas que gostam de praticar esportes em contato com a natureza. O montanhismo e a caminhada pelas trilhas são praticados com frequência. Além disso, por ser um dos pontos mais altos da cidade, lá de cima se tem uma das mais belas vistas panorâmicas da cidade, sendo muito utilizado também por fotógrafos que querem fazer registros”.

Ouça parte da entrevista com a turismóloga Aline Viana

 

Alto Retrato

morrodocristo

Iluminação do monumento favorece fotos noturnas – Divulgação

No final do mês passado, como forma de presentear a cidade pelos seus 164 anos, foi entregue a revitalização do Morro do Cristo, que incluiu iluminação, pintura, poda, capina e limpeza. E como de aproximar a população através de fotos, da história e das belezas do local, a prefeitura lançou o concurso Alto Retrato.

O concurso vai selecionar imagens inéditas, em qualquer técnica, que valorizem a beleza e importância do Morro do Imperador para a cidade. As fotos podem ser tiradas no local, tendo o morro como principal referência. Os selecionados, julgadas por uma comissão técnica, participam de uma votação nas redes sociais. As duas fotos mais curtidas ganham um prêmio de R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente.

A fotógrafa Elayne Leite já confirmou a participação. “Estou muito empolgada com o concurso! Claro que adoraria receber o prêmio, mas o que mais me interessa, é o reconhecimento” declara. Apesar da empolgação, a fotógrafa diz sentir dificuldade. “Achei um pouco difícil fotografar de maneira artística e diferente das muitas fotos que já existem. Queria aproveitar o nascer do sol bem cedinho para fotografar, mas agora com esse horário de funcionamento não dá mais. Mas aí então vou tentar tirar as fotos durante a noite, pra dar um efeito bacana”.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: