Skip to content

Unidos pelo esporte

postado por Júlia Fracetti

16/06/2014 às 02:55

Atualizado dia 17/06/2014 às 21:13

A Rádio Facom surgiu em 1996, mas antes mesmo da sua existência um projeto de equipe esportiva já existia na Faculdade de Comunicação. O diretor da Rádio Universitára e coordenador da Equipe Esportiva, Márcio Guerra conta que já era feita uma cobertura esportiva pelos alunos da Facom.

Desde então, o time da equipe esportiva já foi formado pro grandes craques que continuaram traçando sua carreira no jornalismo esportivo. O jornalista Bruno Ribeiro marcou presença nas transmissões da Rádio Facom, nos jogos e nos programas esportivos. Bruno conta que a “equipe esportiva deu uma situação de experiência, de como é ter uma convivência em termo de grupo, num ambiente de trabalho, mesmo estando dentro de uma Faculdade. Além disso, você passar por todas as funções de jornalista, narrar jogos, ser reporter de campo, te prepara para o mercado de trabalho.”

Equipe Esportiva da Rádio Facom em 2010

Equipe Esportiva da Rádio Facom em 2010

Márcio destaca que ter uma equipe esportiva na Facom é “fazer o papel de formar profissionais que saiam preparados da faculdade e se destaquem no mercado, dentro da área que forem assumir”. Ao mesmo tempo, a importância dessa equipe para os alunos é “oferece uma oportunidade diferenciada, não encontrada na maioria das outras universidades, que permite a eles ficarem em uma posição privilegiada quando vão em busca de novas oportunidades”.

Bruno Ribeiro trabalha hoje no Globo Esporte.com da TV Integração da Zona da Mata. Ele também trabalho como repórter esportivo da Rádio Globo. Bruno associa a maior parte dos seus conhecimentos no jornalismo esportivo à experiência na equipe esportiva da Rádio Facom.

“Ela me proporcionou uma maior desenvoltura, maior presença, entender mais sobre determinadas situações, o posicionamento da voz, aprender a falar mesmo na Rádio. Quando eu estava prestes a sair, eu já estava na Rádio Globo trabalhando nos jogos, e eu já estava na frente de quem estava começando no rádio e no mercado de trabalho. Eu tinha uma bagagem que quem não passou pela equipe da Rádio e, principalmente, por uma equipe de esporte não tinha e sentiria dificuldades nos desafios do mercado”, diz.

Os interassados em participar da equipe esportiva podem procurar o coordenador Márcio Guerra.

Bruno ainda deixa um recado para os que ainda estão na Faculdade ” é uma experiência fantástica de abrir um espaço no mercado de trabalho. Se você aproveita essa oportunidade a chance de dar certo é muito grande. É uma receita!”

 

Cobertura Copa do Mundo 2014

Hoje, a equipe esportiva está com um projeto de cobertura da Copa do Mundo de 2014 sob o respaldo do professor Márcio Guerra. Um dos líderes da equipe, o estudante Leandro Colares comenta que o projeto está sendo muito bem desenvolvido. ” Temos feito um trabalho para que a equipe tenha o maior nível técnico possível na cobertura da Copa do Mundo. Temos a sorte de contar com muita gente que gosta bastante de rádio, e tem ótimo nível de dedicação. Isso tem feito diferença positiva no sentido de qualidade para a equipe.”

Leandro afirma que o mesmo orientando o projeto, a experiência é uma troca entre os veteranos e os novatos no Rádio. “Sempre procuramos orientar – e ao mesmo tempo aprender com – os mais novos, para que o aprendizado deles seja mais rápido. Isso faz com que todos evoluam bastante.”

Leandro Colares já está quase formando, mas deixa um recado para quem entrou na Faculdade agora: “Quem entra na Facom e quer fazer jornalismo esportivo não pode perder tempo, tem de ir logo para a equipe. É ali que você começa a adquirir a prática, que faz muita diferença lá na frente. Fazer parte desta equipe só me trouxe coisas positivas até agora.”

Equipe Esportiva da Rádio Facom de 2014

Equipe Esportiva da Rádio Facom de 2014

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: