Skip to content

Teatro e Circo são comemorados no dia 27 de março

Érika Simões, Postado em 26/03/2014

Palco, luzes e artistas. Dois universos parecidos e igualmente encantadores são lembrados nessa quinta-feira, dia 27 de março: o teatro e o circo.

Em Juiz de Fora, a data está sendo comemorada com uma exposição do Grupo Divulgação. A mostra tem maquetes cenográficas que recriam os palcos de espetáculos brasileiros. As maquetes ficarão expostas até sexta-feira, dia 28 de março, no Fórum da Cultura (Rua Santo Antônio, 1112, Centro), das 14h às 18h.

Em abril, acontecerá o Primeiro Festival de Circo de Juiz de Fora. De 10 a 13 de abril, serão apresentados mais de dez espetáculos. O festival também vai contar com oficinas para quem se interessa pelo assunto e quer conhecer o mundo do circo.

 
Circo e teatro unidos

No circo, o palco é o picadeiro. Malabaristas, acrobatas, ilusionistas, palhaços e bailarinas impressionam o público com apresentações muitas vezes ousadas. A estudante Laura Carvalho faz aulas de teatro desde os sete anos e, ao ensaiar para uma peça sobre o circo, acabou tendo aulas de tecido acrobático. “A gente começou a ensaiar a peça O Grande Circo Místico, de Chico Buarque, e aí a gente fez oficina com o pessoal do circo daqui de Juiz de Fora; oficinas de tecido, malabares…”

Laura conta que as aulas de tecido acrobático a ajudaram a melhorar sua concentração e foco nas peças de teatro. “É uma atividade física muito rigorosa; o alongamento, o aquecimento… Qualquer atividade circense você tem que ter um preparo físico muito grande. Também tem a questão mental e espiritual”, comenta.

 
A arte do teatro

Na Grécia Antiga o teatro se popularizou como forma de arte e desde então atrai muita gente que é apaixonada pela arte da encenação. Atores, dramaturgos e diretores tornam os espetáculos impecáveis. No Brasil, não faltam representantes de peso, como os dramaturgos Nelson Rodrigues e Oswald de Andrade.

Em Juiz de Fora não é diferente. Escolas de teatro e o Cine-Theatro Central representam a força do teatro juiz-forano. Além do famoso festival de teatro popular, que acontece todo início de ano, promovido pela prefeitura.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: