Skip to content

Triagem para atendimento do SAMU em Juiz de Fora é questionado pela população

1377867753_default

Publicado em 25/11/2013 às 11:55
Por Sérgio Júnior

Quando alguém liga  para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu, no número 192, tem que responder a uma série de perguntas. Mas, será que essa quantidade de perguntas é realmente importante para dar início ao serviço? Conversamos com os profissionais responsáveis pelo atendimento do SAMU e vamos entender como é o esse processo de triagem aqui em Juiz de Fora.

Os chamados por telefone são recebidos por meio de uma central, onde técnicos treinados e auxiliados por um médico fornecem orientações e, quando necessário, fazem o encaminhamento da ambulância para prestar o socorro. No entanto, para isso, é realizada uma triagem. “A pessoa que liga para o Samu conversa com o médico regulador. Ele faz algumas perguntas básicas, baseadas em um protocolo do Ministério da Saúde. Após esse procedimento vai ser determinada a saída da ambulância”, explicou Eveline Mentesi, Responsável Técnica do Samu de Juiz de Fora.

SAMU-ABERTAS-AS-INSCRICOES-PARA-O-PROCESSO-SELETIVO-EM-JAGUAQUARAPor dia são feitos entre 100 e 150 atendimentos. De acordo com Eveline, alguns chamados têm prioridade, como gestantes em trabalho de parto final, dor no peito, crise hipertensiva aguda e acidentes automobilísticos, com armas brancas ou armas de fogo. “Nós atendemos quando realmente há risco de morte”, afirmou. Ainda de acordo com  o Samu de Juiz de Fora, isso acontece por que muitas vezes as pessoas acabam recorrendo ao SAMU sem saber que não são todos os tipos de ocorrências que são de responsabilidade do SAMU

No entanto, algumas pessoas reclamam da triagem e do serviço prestado, como a aposentada Maria Freitas  que quando precisou do Samu recebeu um atendimento muito lento e confuso. Para a aposentada o motivo para o mal atendimento, foi a quantidade de perguntas que os atendentes fizeram para ela antes de enviar a ambulância.

O caso da estudante grávida Ana Joice, ficou conhecido na internet depois que um popular gravou um vídeo que registrava o desespero da  adolescente que estava presa em um bueiro e que o SAMU negou atendimento.

O popular que gravou o video foi o motoboy Willian Gomes. De acordo com ele, o atendimento foi completamente indiferente a solicitação da população. ” Não era só eu que estava ligando não. Várias pessoas ligaram, até a policia ligou para o SAMU e eles continuavam não enviando ambulância. De acordo com eles, o caso não era uma prioridade. Willian gravou parte do atendimento por telefone, ouça abaixo um trecho.

Um ponto levantado pelo SAMU em Juiz de Fora que atrapalha a qualidade da prestação de serviço é o trote. De acordo com Eveline Mentesi, por diversas vezes o número elevado de trotes faz com que seja deslocada uma ambulância para uma região distante atoa e isso prejudica toda logística de prioridade de atendimento.  ” Nós temos de 40 a 50% de números de trotes dependendo do período e isso dificulta demais nosso atendimento”, afirma Eveline.

Para a Responsável Técnica do atendimento do Samu de Juiz de Fora, mesmo com as reclamações, o serviço prestado pelo Samu é de boa qualidade, mas deve melhorar com a regionalização do atendimento, prevista para ser implantada agora em dezembro. Com a regionalização do atendimento, além do Samu ganhar novas ambulâncias o serviço será gerenciado e coordenado por uma equipe que não é do município e irá ordenar todo o serviço da macrorregião. Será uma organização de toda a rede, que de acordo com Eveline, será um benefício para toda a população de Juiz de Fora.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: