Skip to content

Suplemento alimentar proibido é vendido livremente em Juiz de Fora

Felipe Ferreira

Publicado em 19/08/2013

Jack 3d não têm venda permitida pela anvisa. Foto: reprodução web

Jack 3d não têm venda permitida pela anvisa. Foto: Reprodução web

O verão ainda está um pouco longe, mas a preparação nas academias já começou.      Para ficar em forma, várias pessoas recorrem a suplementos alimentares sem saber, de fato, qual a função de cada produto. A nova mania entre os marombeiros que querem resultados rápidos é o Jack 3d, comercializado nos Estados Unidos, mas com venda no Brasil proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a nutricionista Fernanda Zanzoni, esse suplemento não tem comprovação científica sobre seus resultados ou sua fórmula. “Até sabermos o que ele realmente faz, para o bem ou para o mal, ele não deve ser usado.” O preparador físico Leimar Moreira afirma que conhece casos de pessoas que tiveram problemas de saúde após o uso do produto “Um aluno de outra academia da cidade passou mal e foi parar no hospital por causa do Jack 3d.”

Apesar da proibição, o suplemento pode ser facilmente encontrado em várias academias e comércios da cidade, como nossa reportagem comprovou.  Para a advogada especialista em direito administrativo, Fabiana Rodrigues, a importação e venda do produto podem ser consideradas como tráfico.

Outros suplementos

Existem, no entanto, outros suplementos legalizados. O farmacêutico Rodrigo Souza explica que entre as opções mais conhecidas estão: os reconstrutores (proteínas que ajudam na reconstrução do músculo como o whey protein), os energéticos (como dextrose, maltodextrina) e os queimadores de gordura (como os termogênicos). “Alguns utilizam pra ganhar energia para execução da atividade física, outros para conseguir massa muscular e outros para acelerar a queima de gordura,” explica.

tipos de suplementos

De acordo com o gerente da Vita Sport – loja especializada na venda de suplementação –, Rodrigo Matos, no inverno os produtos para “inchar” são os mais procurados, enquanto no verão as vendas  praticamente dobram e os produtos para emagrecer, ou “secar” ganham mais destaque nas vendas.

Suplementos a venda em loja especializada. Foto: Felipe Ferreira

Suplementos a venda em loja especializada. Foto: Felipe Ferreira

Segundo o preparador físico Leimar Moreira, malhar com a suplementação faz diferença na obtenção de resultados. “É uma opção mais saudável do que os anabolizantes. É por isso que tantas pessoas recorrem a ele.” O estudante Reynaldo Salvadori já fez uso de vários tipos de produtos e concorda: “Dá mais energia, o músculo cresce mais. Me sinto mais forte quando vou malhar.” Atualmente Reynaldo não toma nada, mas afirma que teve que diminuir a quantidade de peso que pega durante os treinos. (ouça a entrevista com Reynaldo)

O uso indiscriminado, no entanto, pode trazer prejuízos. Foi o que aconteceu com o estudante Gaspar Dutra, de 23 anos. “Quando comecei a malhar era muito magro e me indicaram o uso de hipercalóricos. No final, ganhei muita barriga e gastei muito tempo para perdê-la.”

A nutricionista Fernanda Zanzoni lembra que o suplemento sozinho não faz milagre. “É o conjunto do treino correto, com a dieta certa e a suplementação.” Além disso, ela ressalta que em hipótese alguma o consumo destes produtos deve ser feito por conta própria. “`Às vezes as pessoas não possuem problemas e, depois de usar indiscriminadamente, podem sofrer conseqüências graves.” O farmacêutico Rodrigo Souza exemplifica: “A creatina, que é um suplemento muito utilizado, quando em excesso pode gerar problemas renais crônicos”.. Veja dicas do preparador físico Leimar Moreira para quem quer começar no mundo da suplementação no vídeo abaixo:

Leia mais:

Saiba mais sobre a suplementação alimentar

Conheça o cross training: nova modalidade de atividade física oferecida em Juiz de Fora

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: