Skip to content

Semestre inicia-se com modificações aprovadas em novo RAG

Imagem do Siga - Sistema Integrado de Gestão Acadêmica

Imagem do Siga – Sistema Integrado de Gestão Acadêmica

 

Você que é aluno da UFJF, já clicou no ícone de seu siga que está destacado na imagem acima? Sabe o que significa RAG? Esse primeiro semestre letivo inicia-se com muitas novidades, mas uma delas passa batida até mesmo pelos olhares mais atentos.

Se você respondeu não as duas perguntas iniciais que abrem essa matéria, saiba que você está correndo o risco de não saber que a partir desse semestre existe um novo conceito ou uma nova ideia do que seja flexibilização curricular ou que você estudante tem direito a acompanhamento sociopsicológico e acadêmico. Sabe o que significa esses termos? Então entenda melhor o que é o Regulamento Acadêmico de Graduação, o RAG e suas mudanças.

O RAG anterior às mudanças propostas em maio de 2013, entrou em vigor em 1997. Com a justificativa de atualizar o documento e rever algumas normas que regem o funcionamento do curso de graduação e de questões disciplinares, o regimento foi alterado por uma comissão formado por professores, alunos e técnicos, através do Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), plataforma digital que responde a todas as demandas acadêmicas de alunos e funcionários da UFJF.

O caminho até a aprovação do documento não foi fácil. Muitos debates entre as entidades que representam cada um dos segmentos da universidade foram acalorados. Audiências públicas, encontros, discussões entre os alunos, e reuniões da comissão que atualizou o Rag, possibilitaram um início de período letivo mais tranquilo. Entre os tópicos que foram atualizados, e que geraram polêmica ao serem discutidos devido às múltiplas óticas divergentes são: Trancamento e mudança de cursos, regras disciplinares e desligamento de alunos.

A comissão, formada por membros da Pró-Reitoria de Graduação, professores da área de Saúde, Ciências Exatas, Humanas e Sociais Aplicadas, representantes da educação à distância, técnicos em educação e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), concluíram as mudanças no RAG, que após foram levadas a votação em julho do ano passado e aprovado pelo Conselho Setorial de Graduação (Congrad).

Veja as principais mudanças no novo Rag:

 

O que mudou no novo RAG:

O que significa:
Flexibilização curricular  A participação dos estudantes em empresa júnior, diretórios acadêmicos, bolsas de monitoria,  treinamento profissional entre outras atividades será considerada extracurricular e poderá ser incluída na carga horária
Regime acadêmico especial  Permite aos estudantes que fizerem intercâmbio pela UFJF compensar a carga horária na volta ao Brasil ou ainda cumprir atividades do curso de origem durante a viagem, através de uma plataforma digital.
Trancamento Alternado Possibilita que o estudante escolha e tranque três períodos ao longo do curso, não necessariamente consecutivos
Incorporação de regulamento para a graduação à distância  A partir de agora o RAG também vale para os estudantes matriculados na EaD
Acompanhamento acadêmico e sociopsicológico Os estudantes terão seu rendimento acadêmico e estudantil acompanhado e receberão apoio psicossocial, de acordo com suas necessidades
Incorporação de regulamento para BI, ou graduação em dois ciclos O novo regulamento também será válido para os graduandos dos Bacharelados Interdisciplinares  em Artes e Design, Ciências Humanas e Ciências Exatas
Projetos pedagógicos para cada curso

Estes projetos funcionarão como uma extensão do novo RAG

 

O que os alunos pensam sobre?

“Acho que as mudanças no Rag  foram adequadas. Acompanhei a discussão na época, e acho que não influência tão negativamente na nossa vida”. Fernando Oliveira, estudante de História, 5° Período.

“Sinceramente, não sei o que é.” Aline da Silva, estudante de geografia, 1° Período.

“Ouvi falar no ano passado, sei que rolou as modificações sim, mas não li o regulamento inteiro não”. Afonso Martins, estudante de Pedagogia, 6° Período.

“Participei das reuniões promovidas pelo DCE ano passado para debater o RAG. É muito importante estarmos informados sobre o RAG, ainda mais eu que sou aluno da Engenharia, e agora estamos correndo o risco de sermos jubilados por causa das reprovações. Não sei como isso vai ficar”. Hugo Amorim, estudante de engenharia civil, 4° Período.

“O que é isso?” Mariana Macedo, estudante de Medicina, 8º Período.

“Eu sei o que é, tenho uma ideia de como vai funcionar, mas não li o regulamento”. Naiane Santos, estudante de Serviço Social, 3º Período.

 

E você? O que sabe sobre o RAG? Já leu? Responda nossa Enquete, comente!

 

 

 + Informações!

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: