Skip to content

Vacina contra HPV em Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, o início da Vacinação contra o HPV, para adolescentes nas idades entre 11 a 13 anos,começou no dia 10 de março,por enquanto, somente nas escolas.

Segundo a assessoria da Secretaria da Saúde , as vacinas em escolas de bairro, dependem da UBS (Unidade Básica de Saúde) para a vacinação atingir a meta de vacinas as alunas das mais de 80 escolas municipais, sem contar com as particulares. Até nesta postagem foram vacinadas as escolas Jesuítas, Antônio Carlos Fagundes, Santa Catarina, Vianna Junior, Novos Rumos e Colégio Catedral.

Entretanto, há algumas dificuldades em relação a data de vacinação, pois mesmo com o agendamento, algumas mães demoram a assinar a autorização feita nas escolas e com isso é cancelada a vacinação e agendada para outro dia.

A vacina foi incluída no calendário do Ministério da Saúde e quando a menina completar a idade, ela pode ir em qualquer posto de saúde, juntamente com um responsável, e vacinar-se.

Mas o que é o HPV?

É um vírus comum e existem mais de 200 tipos diferentes de HPV, sendo que de 30 a 40 tipos podem afetar as áreas genitais de ambos os sexos, alguns são inofensivos e outros podem causar infecções  e doenças como por exemplo câncer de colo de útero, vagina,ânus e pênis. A transmissão do vírus acontece pelo contato direto com a pele infectada, sendo um vírus altamente contagioso. Além das relações sexuais, seu contágio também pode ocorrer por meio de um simples contato com o vírus a partir dos dedos ou objetos e também por roupas íntimas.

Segundo a ginecologista Gisele Cardoso, é quase inexistente um efeito colateral.



Confira abaixo o vídeo da doutora dando mais detalhes sobre o HPV e opinando sobre resistências a vacinação

 

RESISTÊNCIA RELIGIOSA?

Em uma matéria publicada no Jornal Estado do Espírito Santo , algumas mãe evangélicas estavam contra a vacina alegando de que  a vacina poderia incentivar a prática sexual. Tendo até criado um grupo em uma rede social “Sou contra a vacina HPV”

Em Juiz de Fora, uma das membros da Igreja Metodista, Andrea Telles de Azevedo Ribeiro, diz que os membros da igreja são a favor da vacina. “Há um consenso de que há de se prevenir e quem está contra, está provavelmente pouco informado”, argumenta. Ela ainda diz que como o Colégio Granbery (qual pertence a Metodista) e onde a maioria das crianças da igreja estudam, Andrea afirma que dentre alguns dias haverá a vacinação na escola. “ Já nos mandaram as cartinhas explicando o porquê de nossas filhas tomarem a vacina e a maioria das mães que conversei vão deixar as filhas vacinarem”

A Igreja Católica também não é contrária à vacina. O arcebispo Dom Gil Antônio Moreira diz” (A Igreja Católica) Não tem nenhuma oposição. Toda iniciativa a favor da saúde humana que não prejudica a moral, ela tem o apoio da Igreja”.

 

Vacina contra o HPV

 

 

 

 

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: