Skip to content

Câncer a doença que mais mata no mundo

 

Postado em 02 de abril 2014, as 11:00.   Por, Jessica Pereira

Atualizada as 12:00

 

 

Campanha de prevenção ao câncer é lançada em Juiz de Fora. Simbolo campanha ao câncer. 

Março é o mês das mulheres, e aproveitando essa data a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) organizou como presente a saúde das mulheres, a campanha de prevenção ao câncer, em especial o câncer de mama e útero.

A campanha que já tem um mês de duração, e foi realizada com o apoio da Secretaria de Saúde da mulher (SS). Exames entre mamografias e preventivos, estão sendo realizados gratuitamente até o final desta semana, e os procedimentos estão sendo feitos rapidamente, seguidos de varias orientações sobre a doença e sobre a prevenção.

As interessadas deveram comparecer ao 6º andar do PAM Marechal, entre as 7 e 14h, portando o cartão do SUS e a carteira de identidade. Após o fim desta campanha, os exames podem ser agendados nas unidades básicas de cada bairro, ou para bairros que não tenham unidades básicas, o agendamento é na Avenida dos Andradas.

De acordo com a Chefe de Departamento Juliane Vieira, ”A campanha já atendeu mais de 400 mulheres, e o resultado foi melhor que o esperado.”

A Ginecologista Maria do Carmo Ramos atenta para a importância do exame preventivo. Escute a entrevista na integra.

 

Atendimento em Juiz de Fora.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde 693 pessoas morreram por complicações do câncer em 2013 em Juiz de Fora.

A cidade possui três hospitais credenciados pelo Ministério da Saúde para auxiliar no tratamento do câncer, além de possuir um ambulatório no Departamento da Criança e do Adolescente que realiza diagnóstico e orientação. Na Fundação Ricardo Moysés Júnior cerca de 110 crianças estão em fase de tratamento, e mais 150 pessoas de outras regiões estão sendo atendidas.

Em Juiz de Fora o HU UFJF oferece tratamento para vários tipos de câncer, sendo que os mais frequentes atendidos é o câncer de pele, de próstata e de mama.

Outro hospital da cidade que se encontra tratamento é a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (ASCOMCER), uma entidade civil, de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. “O combate e a prevenção do câncer têm sido luta constante, sempre se buscando recursos para estar apta a oferecer todos os tratamentos disponíveis aos pacientes de Juiz de Fora e região.” afirma a Vice-Diretora Nadyr Ferreira. Na ASCONCER é possível encontrar tratamentos radiográficos, quimioterápicos, Ultrassonografias, entre outros.

 

A doença.

Uma pesquisa feita pela ONU aponta que o câncer  é a doença que mais mata pessoas no mundo, e que os casos devem aumentar 75%  ao longo de duas décadas, e contaminar cerca de 25 milhões de pessoas. Diante esse dado tão agressivo, a prevenção e o diagnóstico precoce são peças fundamentais no controle da doença.

O câncer é a segunda doença que mais mata no Brasil. Todo ano, morrem 12 mil mulheres vítimas de câncer de mama, e, outro dado alarmante, é sobre a incidência de câncer peniano no Brasil, que é a segunda maior no mundo.

A Chefe de Oncologia do HU, Adriana Ferreira afirma que é muito importante a conscientização da população, e os tratamentos preventivos. “É muito importante a população ter acesso a essas informações sobre como é a doença, como diagnosticar, cuidar e tratar precocemente. Estimasse que em 2030 ocorra 23 milhões de casos, então só através da conscientização, com apoio do governo, podemos amenizar os danos dessa doença.É preciso conversar sobre o câncer, buscar ações que previnam e evitem, ou que tenham o seu pré diagnostico precocemente.” Outro fator muito importante apontado por ela, é que quanto mais rápido o câncer for diagnosticado, mais rápido pode ser curado.

No Brasil a estimativa pra 2014 é de cerca 550 mil novos casos, desses o principal é o câncer de pele, seguida do câncer de próstata, de mama e de colo uterino.

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, uma opção é realizar uma investigação genética, que avalia a possibilidade de predisposição hereditária ao câncer a partir do histórico familiar e da realização de exames específicos.

Saiba mais sobre a doença.

 

 

A prevenção é o melhor remédio.

Um terço dos casos de câncer no mundo poderia ser evitado se fossem adotadas medidas preventivas.

Para a maioria das pessoas a prevenção pode ser feita com um bom acompanhamento médico e exames corriqueiros. A prevenção também pode ser a partir da concepção de uma vida mais saudável, e com hábitos alimentares melhores, como nos conta em entrevista a Nutricionista Thays Neres.

De acordo com a Ginecologista Dra. Maria do Carmo Ramos, “Os principais fatores de risco ao câncer de útero, está relacionado ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros, onde a proteção muitas vezes não é usada; A melhor prevenção neste caso é usar preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio de vírus e futuras doenças”.

O Dermatologista Dr. Milton Mancini também alerta para o câncer de pele. Escute a entrevista na integra.

 

Saiba como fazer o auto exame.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

Estratégias para prevenir.

 

  •      Não fume! Essa é a regra mais importante para prevenir o câncer, principalmente os de pulmão, boca, laringe, faringe e esôfago. Ao fumar, são liberadas no ambiente mais de 4.700 substâncias tóxicas e cancerígenas que são inaladas por fumantes e não fumantes.

 

  •      Pratique atividades físicas! Estar acima do peso aumenta as chances de uma pessoa desenvolver câncer. Por isso, é importante controlar o peso por meio de uma boa alimentação e manter-se ativo.

 

  •       As mulheres entre 25 e 64 anos devem fazer o exame preventivo ginecológico a cada três anos. Tão importante quanto fazer o exame é saber o resultado e seguir as orientações médicas.

 

  •      Fumo, bebidas alcoólicas, exposição prolongada ao sol, alimentação gordurosa também estão relacionados ao câncer de boca.

 

  •      Evite exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada, como chapéu e protetor solar, inclusive nos lábios.

 

  •      Alguns tipos de vírus, bactérias e parasitas associados a infecções crônicas estão presentes no processo de desenvolvimento do câncer, com destaque para o papiloma vírus humano (HPV).

 


 

 

Por isso, médicos e estudos ressaltam para que esse numero seja amenizado, a prevenção é o grande passo para evitar  futuras doenças. E quanto mais rápido a doença for  diagnosticada, mais acelerado o tratamento pode ser feito, e a doença controlada. Caso você tenha feito algum auto exame em casa e tenha alguma suspeita ou duvida, procure um medico mais rápido possível.

 

 

Saiba mais sobre doenças relacionadas ao câncer.

 

Veja galeria sobre campanhas do câncer.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: