Skip to content

Aparelho para detectar fraude no leite é desenvolvido por aluno da Ufjf

Nathália Corrêa

Postado em 04/11/2013

MilkTech_4e2d4687d55ad

Com o auxílio da orientadora do curso de mestrado Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, da Universidade Federal de Juiz de Fora, Maria José Valenzuela, do chefe de laboratório professor Virgílio de Carvalho dos Anjos e de alunos da iniciação científica, o doutorando Wesley Nascimento trouxe para o mercado do leite um aparelho novo, capaz de detectar principalmente fraudes por aguagem, ou seja, quando se adiciona água ao leite, mas também alerta para a presença de alguns reconstituintes, como sal, açúcar, álcool, entre outros que tenham sido adicionados ao leite.

O aparelho surge com “uma grande inovação”, como é dito pelo aluno, e por ser portátil, facilita o trabalho de verificação da qualidade do leite na hora da compra. “Podendo ser levado diretamente ao campo, a fim de realizar os testes no momento da aquisição do leite, evita o desperdício, a perda de tempo e dinheiro”, conta Wesley.

No áudio abaixo, o aluno explica como o aparelho pode ser uma prova da garantia de qualidade do leite.

Para cooperar com essa experiência, a Ufjf fechou um convênio de assistência tecnológica com a empresa Tex Tech Brasil, com sede na cidade de Cataguases. A empresa está há dez anos no mercado e atua no setor de leite e derivados, comercializando equipamentos, instrumentos e soluções para laboratórios e lacticínios. Conforme é avaliado por Wesley, o convênio traz a possibilidade de desenvolver pesquisas de ponta, além de possuir um forte apoio do governo. “É sem dúvida a saída para que o Brasil comece a desenvolver e exportar tecnologia e não apenas importar”, avalia.

Dentro da empresa, o equipamento foi nomeado como Milk Tech, e o valor sai em torno de R$ 4.200,00. A respeito do preço do equipamento,  Wesley considera o valor baixo em comparação a outros equipamentos dessa finalidade.

As apostas no Milk Tech

Para a empresa Tex Tech Brasil,  o investimento no aparelho Milk Tech é uma oportunidade para se tornar uma das maiores empresas brasileiras do setor.

O Milk Tech é um equipamento com características esperadas pelas indústrias há muito tempo. Os estudos a cerca dele já foram premiados várias vezes em importantes eventos, como o primeiro lugar no Encontro de Jovens Pesquisadores realizado na UNICAMP em 2007 e terceiro lugar no Idea to Product Competition Latin America em 2008, importante concurso de inovação tecnológica organizado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. E ainda diversos prêmios referentes ao trabalho no nível de iniciação científica.

De acordo com Wesley, a Ufjf participou ativamente durante todo o estudo. Além do apoio financeiro, em parceria com instituições de fomento como a Capes, CNPq, Fapemig e Pólo de Excelência do Leite, também acompanhou toda conquista.  “Para a Ufjf é o início de umawesley nova era, de produção de patentes, inovações e pesquisas aplicadas dando origem a protótipos e equipamentos com aplicações no mercado”, diz Wesley.

Como o Milk Tech atua 

As fraudes no leite ocorrem tanto nas indústrias, quanto no campo, pelo produtor rural. Porém, o equipamento utilizado para esse controle, conhecido como Crioscópio, não é portátil. Pelo contrário, o equipamento é grande e com isso sua utilização quase sempre fica restrita ao laboratório do laticínio. Além disso, é um equipamento de alto custo, que pode custar até dose mil reais.

“O Milk Tech, além de ser mais barato que os aparelhos de Crioscópio, é portátil, podendo ser usado pelo próprio comprador, no ato da compra, para verificar se o leite é realmente puro, não havendo a necessidade de ir ao laboratório de lacticínio verificar se há impurezas no produto”, explica o autor do projeto.

No áudio a seguir, Wesley explica como está a procura pelo Milk Tech no mercado e quais são as pessoas que mais têm interesse no equipamento. Confira!

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: