Skip to content

Campus da UFJF reúne praticantes de exercício físico ao ar livre

Por Laís Cerqueira, postado em 28/04/2014

Exercícios ao ar livre são uma saída para as pessoas se exercitarem com facilidade (foto: Laís Cerqueira)

Exercícios ao ar livre são uma saída para as pessoas se exercitarem com facilidade (foto: Sebastião Fernandes)

O ato de praticar exercícios físicos ao ar livre vem se popularizando entre os adeptos do estilo de vida saudável desde a década de 90. Esse tipo de prática é considerado uma vertente mais dinâmica e descontraída do treinamento esportivo de alto rendimento. Ela é acessível para pessoas comuns que focam em objetivos imediatos e de longo prazo, como em perder peso, melhorar o condicionamento físico e aprimorar a qualidade de vida.

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) conta, desde dezembro de 2010, com uma academia ao ar livre, que se localiza no campus da instituição, logo ao lado da praça cívica. O local, que é aberto a todos os interessados em se exercitar e oferece o auxílio de bolsistas da faculdade de Educação Física (Faefid), também oferece equipamentos como barras para flexões, alongamentos, pressão de pernas, rotação diagonal, remada, simulador de caminhada e de cavalgada.

Academia ao ar livre da UFJF é outra opção para quem deseja se exercitar (foto: Laís Cerqueira)

Academia ao ar livre da UFJF é outra opção para quem deseja se exercitar (foto: Laís Cerqueira)

Outra opção de quem utiliza o espaço é participar do projeto de extensão da UFJF, o “Academia ao Ar Livre”, que é desenvolvido pela Faefid em parceria com a Unimed Juiz de Fora. Segundo o coordenador do programa, Jeferson Vianna, o objetivo é orientar os usuários da academia sobre a forma correta de se realizar os exercícios.

Também é possível encontrar no campus da Universidade grupos que se organizam por conta própria e utilizam o espaço conscientemente. Um exemplo disso é a Equipe SaúdePerformance, que se identifica como uma consultoria em qualidade de vida. Na ativa há sete anos, o grupo conta com profissionais da educação física para orientar pessoas comuns na prática de exercícios, que são realizados na UFJF, de segunda a sábado.

Segundo Fabiano Bastos, técnico de corrida e personal trainer do SaúdePerformance, o grupo foi um dos pioneiros em Juiz de Fora na criação de uma equipe de corrida. Para ele, os benefícios do exercício ao ar livre são muito atrativos. “Ajuda a evitar doenças, combater stress do dia-a-dia”, afirma Bastos. “Também é uma forma de conhecer muitas pessoas, fazer novas amizades. Acaba virando um motivo para encontrar amigos, e um estimular o outro e o próprio treinamento. É bem bacana, bem interessante.”

Confira no vídeo a seguir mais fatos sobre a prática de exercício ao ar livre na UFJF.

Atletas e não-profissionais fazem corridas pelo campus da UFJF (foto: Laís Cerqueira)

Atletas e não-profissionais fazem corridas pelo campus da UFJF (foto: Sebastião Fernandes)

“Nós recebemos pessoas de todas as faixas etárias, e cada uma tem sua modalidade, suas especificidades, um treinamento físico que atende suas condições pessoais”, conta Bastos. Ele relata que, para se juntar ao grupo, basta entrar em contato pelo telefone divulgado no site. “É marcada uma entrevista para apurar o que a pessoa quer — qual sua finalidade, seu objetivo. Se quer fazer maratona, corrida de ranking, a própria corrida. No geral, a maior intenção é a qualidade de vida.”

Sobre utilizar o campus da UFJF para o encontro e exercitação das pessoas, o personal trainer argumenta que a universidade possui um bom ambiente. “Juiz de Fora não tem muitos locais apropriados para se praticar esporte”, avalia. “Na UFJF, é permitido esse acesso, e nós também podemos ficar próximos às pessoas durante a corrida que estão praticando, podendo corrigir as posturas, tirar dúvidas e aferir a frequência cardíaca.”

Já Rodrigo Trece é um exemplo de um interessado em praticar exercícios que o faz, por conta própria, também na UFJF. Ele frequenta o campus desde janeiro, variando a frequência de uma duas vezes por semana. “Acho que o circuito é apropriado para o treinamento: plano com algumas inclinações”, aponta. “Além disso, o ambiente é agradável e visualmente muito bonito.”

Ele também relata que considera o local recomendável para demais pessoas que desejam se exercitar. “Acho o espaço seguro, com facilidades para a prática do esporte”, diz, citando os bebedouros, a academia ao ar livre e a própria ciclovia como pontos fortes do campus.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: