Skip to content

Skate é coisa de mulher

Por Júlia Prata

Em 20/01/2014

O skate surgiu na década de 1960, durante o período de seca, quando os surfistas querendo diversão, levaram as pranchas pro asfalto. Em 1965 surgiram os primeiros campeonatos, mas o esporte só veio a ser conhecido uma década depois.

A equipe mais lendária para o skate, a Zephyr ou os Z-Boys, surgiu nos anos de 1970. Ela era composta por skatistas que têm fama até o dia de hoje como Jay Adans e Stacy Peralta; e no meio desses 12 garotos, somente uma menina fazia parte: Peggy Oki. No Brasil, as referências do skate são muito mais atuais; começaram em 1990. Bob Burniquist e Sandro Dias, o Mineirinho, são os principais nomes.

A partir dos anos 90, as meninas começaram a tomar parte de um cenário que até então não tinham tido espaço, tanto no skate tradicional quanto no longboard (modalidade do skate). No Rio de Janeiro surgiu, em 2012, o grupo “Meninas de Ouro”, que ganhou um programa com o mesmo nome na internet e conquistou milhares de fãs nas redes sociais.

Juiz de Fora não ficou para trás nessa mudança de costumes. O Skate Girls é o nome feminino no cenário. O grupo é composto por amigas que se reúnem para praticar o esporte. Segundo Isabela Barros, o Skate Girls é muito mais que um grupo, é uma família. 

O ponto de encontro é no Carrefour Juiz de Fora, que tem uma ladeira vazia, a de carga e descarga, ótima para a prática das manobras. Outra alternativa são os condomínios da cidade, repletos de ladeiras com pouco movimento.

Meninas reunidas no Carrefour. Foto: Skate Girls

 Apesar do skate ser um esporte com riscos de tombos e acidentes graves, a vaidade está presente. Shorts jeans, tênis e capacetes coloridos, maquiagens e blusas estilizadas. O esporte cada dia mais vai assumindo as cores e o

jeitinho das meninas.

Jéssica Souza, skatista profissional, conta que já passou por muitos preconceitos.

Mas apesar disso, as meninas não abrem mão do rolé nos fins de semana!

Anúncios
One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Insegurança no Parque Halfeld | JF Hipermídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: