Skip to content

Tradições populares são comemoradas no mês de agosto

Por Ana Clara Campos
Publicado em 05/08/13

O mês de agosto tem diversas histórias, por exemplo: “agosto, mês do desgosto”. No “mês do cachorro louco” também é festejado o folclore, no dia 22. Mas o que é folclore? A palavra surgiu dos termos ingleses folk + lore e pode ser traduzida como a representação das tradições de um povo. Tudo o que faz parte da cultura popular de um país, como aspectos da linguagem, vestuário, músicas, danças, comidas, brincadeiras e histórias, faz parte do folclore.

Conheça lendas contadas por todo o Brasil e brincadeiras folclóricas.

O Grupo Folclórico Macauã, de estudos e divulgação da cultura popular brasileira, tem uma programação para o mês: a mostra itinerante “Folclore, nossa raiz, nossa identidade” preza a interatividade, e não só o contato visual. A cultura e a identidade brasileira são representadas com jogos como bolinha de gude, corda, amarelinha e elástico e na linguagem, em adivinhas e trava-línguas.

A exposição ficará em cartaz do dia 5 ao dia 11 no Centro Cultural Benfica; de 12 a 16 no Colégio de Aplicação João XXIII; no Quintal de Artes e Terapia de 16 a 18; no Conservatório Estadual de Música do dia 19 a 23; e na Escola Ademar Rezende de Andrade de 26 a 31 de agosto.

Macauã também oferece uma palestra sobre a Folia de Reis no dia 19, às sete da noite no Conservatório; oficinas de danças brasileiras e apresentações de danças e músicas. A entrada é franca. Contato pelo número: 3224-9903 (falar com Adriana, coordenadora do grupo).

O Fórum da Cultura também abre esta semana a exposição “Folclore Brasileiro”, no Museu de Cultura Popular. As obras remetem ao rico folclore do nosso país, que possui a mistura do povo indígena, português e africano. As peças artesanais retratam rituais folclóricos, elementos ligados aos orixás e às religiões africanas, além de carrancas, que eram colocadas nas proas dos barcos para espantar os maus espíritos.

Na Galeria de Arte do Fórum, a mostra será de literatura de cordel, com temas populares, mais comum no nordeste do Brasil. As mostras ficarão durante todo o mês e a entrada é franca. O Fórum da Cultura fica na rua Santo Antônio, 1112. Mais informações pelos números: 3215-3850/3217-1035.

Outras culturas em JF

Em Juiz de Fora, a Festa das Etnias é promovida pela Funalfa para homenagear os grupos étnicos que contribuíram para a formação da sociedade juiz-forana. O evento reúne diversas culturas, com exposições, apresentações de dança e comidas típicas. Veja alguns grupos que ensinam sobre dança e outros aspectos culturais de outros países:

  • Centro Cultural Árabe Nabak: o bailarino libanês Tufic Nabak dá aulas de danças árabes e tenta divulgar as tradições por meio de workshops sobre a cultura árabe. O grupo Nabak foi criado em 2001, no Clube Sírio e Libanês de Juiz de Fora. Contato pelo telefone 8809-0560 ou pelo e-mail: tuficnabak@hotmail.com

  • Grupo de Dança Folclórica Italiana Tarantolato: Criado em 2000, tenta recuperar os costumes e cultura do povo italiano, com trajes típicos de camponeses da Calábria. Os ensaios são feitos na Casa d’Itália. Telefone:  3211-4604. E-mail: tarantolatojf@yahoo.com.br

  • Grupo Folclórico Luiz de Camões: Criado em 1991 na Sociedade Portuguesa de Juiz de Fora. Objetiva resgatar tradições e costumes dos portugueses.  Contato pelo telefone: 9987-1664.

  • Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Schmetterling: administrado pela Associação Cultural e Recreativa Brasil Alemanha. Além das danças, aprende-se sobre a cultura, a língua e os costumes alemães e sobre o estado atual da cultura germânica em Juiz de Fora. Também são realizados eventos sociais e beneficentes. Telefone: 3218-5645.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: