Pular para o conteúdo

Natais diferentes: como aproveitar o feriado longe de casa

Rômulo Krause
Publicado em 06/01/14

A tradição do Natal pode ser representada por várias imagens e símbolos. A mais forte, a da família em casa ao redor da ceia na virada do dia 25,  ainda é a opção da grande maioria.  Por outro lado, cresce o número de pessoas que planejam viajar durante o período natalino.

Os que escolhem passar o dia 25 longe de casa têm diversas opções.  Para os que querem ter poucas preocupações, os Resorts são os mais indicados.  Uma farta ceia,  pessoal animado e as piscinas, principalmente na atual onda de calor, podem proporcionar um natal diferente e inesquecível.

Muitas pousadas e hotéis brasileiros também incluem a ceia no pacote de Natal.  Mas vale a pena ligar e confirmar sobre o que está previsto para a véspera.  Se não houver celebração no local, procure indicações sobre restaurantes que permaneçam abertos nesta noite, faça reserva.

Para os que decidem sair do país, vale a pena conhecer primeiro um pouco das tradições de cada lugar.  Nos Estados Unidos a noite do dia 24 é um dia como qualquer outro, todos os restaurantes abrem normalmente. O Natal é comemorado no dia 25,  quando poderá ser um pouco mais difícil achar restaurantes abertos. O site opentable.com tem páginas especiais com os restaurantes abertos.

Em Buenos Aires o natal é comemorado com fogos.  Mas é basicamente uma festa familiar, muitos restaurantes fecham. O melhor a fazer é perguntar ao seu hotel se existe algum  aberto nas redondezas, aonde dê para ir e voltar a pé, ou preparar alguma coisa você mesmo.

Para quem escolher a Europa a noite do dia 24 é recheada com concertos natalinos em igrejas.  Para os menos religiosos, os restaurantes também se fazem uma opção.  Matheus Engenheiro, 21, aproveitou as férias de fim de ano para conhecer a capital francesa. “Passar o natal longe da família é difícil, mas viajar também nos acrescenta muito.  Na noite do dia 25,  alugamos um apartamento em Paris e encontramos nossos amigos que já estavam na cidade. Fizemos nossa ceia e passamos o resto da noite ali.”

Daniel Aguiar não teve escolha:  na Espanha há cinco meses, o intercambista passou o natal com os colegas de apartamento e com a família através do Skype.

A psicóloga Mariana Ferraz, ressalta que apesar de estarem longe da família, Matheus e Daniel optaram por programas mais introspectivos, o que reflete o espírito do feriado de natal.

Veja também: faça você mesmo! Receitas simples que irão tornar sua ceia especial.

One Comment

Trackbacks & Pingbacks

  1. Ainda é Natal? | JF Hipermídia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: