Skip to content

Festival de Cinema Primeiro Plano movimenta a cultura audiovisual da cidade

20131123090053773167i

O primeiro longa-metragem do diretor Marcos Pimentel foi escolhido para abrir a programação  da 12ª edição do Primeiro Plano – Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, que começa na segunda. Sopro é um documentário sobre a existência humana e os mistérios da vida e da morte, mostrados no cotidiano de uma pequena vila rural no meio do nada, no interior do Brasil, onde algumas famílias vivem, há anos, isoladas de maiores contatos com o mundo exterior. A exibição ocorre durante a cerimônia de abertura, que este ano volta a ser realizada no Cine-Theatro Central, a partir das 20h.

Nilson Alvarenga

No mesmo dia será exibido o curta Charles Dimileto, do diretor Henrique Vale, que venceu o Prêmio Incentivo Primeiro em 2012 e, como prêmio, recebeu verba para realizar a nova produção. As mostras competitivas regional e nacional de curtas, responsáveis pelo maior volume de produções do Primeiro Plano, ocorrem entre terça e sexta-feira, respectivamente, às 17h e às 19h, no Cinema Alameda. Este ano são 24 curtas de todo o país na mostra nacional e 29 produções da Zona da Mata mineira na regional, sendo que esta última ganhou um dia a mais em relação aos anos anteriores, devido à alta no número de produções enviadas ao festival em 2013.

A programação gratuita inclui também sete oficinas. “Esse ano é o ano com mais oficinas da história do festival, a gente tem uma oficina de som, direção de atores, direção de arte, iluminação, produção, roteiro… tudo gratuito” lembrou o organizador e responsável pelo cinejornal Nilson Alvarenga. “O festival vai alem das mostras, é muito importante também ser ativo nas oficinas e nos debates sobre os filmes assistidos”. Confira aqui as opções de oficinas.

O tema deste ano do festival é “Futuro agora”. A novidade ocorre por conta do alto número de produções enviadas ao festival. “Nunca tivemos tantos filmes inscritos na mostra regional. Isso foi uma grata surpresa para nós, pois é um indicativo de como a produção está aquecida em Juiz de Fora e região. Melhor ainda foi constatar a qualidade que apareceu em grande parte deste material, com diretores investindo em linguagens variadas e criativas”, avaliou a coordenadora de mídias e curadora da mostra, Marília Lima.

O festival acontece em diversos pontos da cidade, como Cinemais Alameda, Casa de Cultura da UFJF, Centro Cultural de Benfica, Fórum da Cultura da UFJF, Cine-Theatro Central e Centro Cultural Bernardo Mascarenhas. Este ano, além de Benfica, o Bairro de Igrejinha passa a integrar o circuito de projeções. As exibições serão no dia 6 de dezembro. A iniciativa vai beneficiar crianças atendidas pelo projeto “O Agente do Amanhã”, parceria da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) com a Votorantim Metais e o Instituto Votorantim.

A estudante Cristiana Magalhães já frequenta o festival a dois anos, e esse ano trabalha com a divulgação e apoio ao cinejornal, um novo projeto do Primeiro Plano. “O Cinejornal é um programa que passa todos os dias antes das exibições dos filmes que estão concorrendo no festival. O primeiro será sobre o próprio festival, apresentando o Luzes da Cidade, a parceria com a Funalfa e o próprio conceito apresentado no festival. Depois, os programas tratão levantamentos sobre os dias do festival, o que foi exibido, quem são os realizadores, etc”.

 

O enceramento do Festival Primeiro Plano ocorre no sábado (30), em cerimônia no Cinemais Alameda, após a realização da Mostra de Mercocidades de Curtas Metragens e da Mostra Audiovisual de Juiz de Fora. No encerramento serão conhecidos os vencedores das mostras competitivas, as menções honrosas aos trabalhos que se destacaram de alguma forma, além do resultado do Prêmio Incentivo Primeiro Plano.

O Primeiro Plano é uma realização do Luzes da Cidade – Grupo de Cinéfilos e de Produtores Culturais, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura. Confira aqui a lista de filmes que serão exibidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: