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Como montar seu próprio negócio

Por Ana Clara Campos
Publicado em 19/08/13
microempresárioQuer abrir seu próprio negócio, mas ainda está em dúvida se vai dar certo? O JF Hipermídia conversou com profissionais que podem te ajudar com algumas etapas.

Uma etapa essencial é fazer uma pesquisa de mercado e descobrir se o produto que você quer disponibilizar naquela localidade é necessário e será aceito pela população, sem ter que lidar com grande concorrência.

Outro ponto que deve ser levado em conta são as finanças: nunca misture finanças pessoais com as da empresa, pois dessa forma fica mais difícil calcular o lucro ou prejuízo que a empresa teve em determinado período.

Segundo a psicóloga organizacional Edelvais Keller, o perfil de uma pessoa empreendedora pode ser natural da personalidade, mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida por meio de cursos. O indivíduo precisa ser ousado para correr riscos, um visionário para enxergar a empresa funcionando no futuro, além de saber vender a ideia de um negócio para parceiros, sócios ou empregados.

A psicóloga ainda cita um dado do Sebrae: a maior parte dos pequenos negócios que abrem no Brasil costuma fechar em três anos, por falta de preparo dos microempresários. “Portanto, mesmo que tenha toda uma personalidade favorável, ele precisa ter dados técnicos de que o negócio seja viável”, explica. Ouça outras informações da psicóloga.

Em links patrocinados pelo Facebook, o texto só pode ocupar 20% do espaço dentro da imagem

Em links patrocinados pelo Facebook, o texto só pode ocupar 20% do espaço dentro da imagem

A advogada Denise Pinheiro ressalta a ideia da legalização da empresa: o empresário deve efetuar o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) e procurar um profissional que possa fazer a contabilidade. “Você tem que estar abrindo legalmente a sua empresa, ir na Receita Federal e pedir os talonários, a nota fiscal, e agindo sempre dentro da legalidade e da transparência”, completa.

Como empresário formal, o indivíduo tem que registrar todos os funcionários na lista de empregados, até mesmo se algum filho estiver trabalhando na empresa, pois é preciso recolher os tributos relativos a ele. Segundo Denise, esse é um detalhe em que as pessoas, às vezes, por falta de conhecimento, falham e acabam levando uma multa ou até inviabilizando seu comércio. Confira mais dicas da advogada.

O publicitário Bruno Souza tem experiência em redes sociais e sugere para quem está começando o próprio negócio que utilize os anúncios patrocinados pelo Facebook e pelo Google AdWords, que possibilitam a segmentação de seu público-alvo específico.

Mas o publicitário atenta para uma regra instituída pelo Facebook: as imagens devem ter no máximo 20% de texto para serem usadas neste formato de anúncio. O cálculo é simples: a imagem deve ser dividida em 25 quadros iguais e poderão ser utilizados apenas cinco quadros com texto (veja imagem acima). Caso o texto ultrapasse esse limite, será bloqueado depois de alguns acessos. Veja o que mais o publicitário sugere aos leitores:

fique ligado

+ De 22 a 24 de agosto será realizada a 11ª Semana Empresarial da Campe, empresa júnior das faculdades de Economia, Administração e Ciências Contábeis da UFJF. Com o tema: “Inspire-se, inove e conquiste sucesso”, o evento será aberto a todos, no Ritz Hotel, e o valor do convite é de R$25. Confira a programação completa aqui. Para mais informações, visite a página do Facebook ou ligue para: (32) 2102-3529.

+ Saiba a diferença entre os termos “empreendedor” e “empresário”:

+ Confira mais dicas de empreendedorismo com a revista eletrônica Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

+ O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Minhas Gerais presta orientação completa a quem deseja abrir, diversificar ou ampliar um empreendimento, por meio de cursos, palestras, consultorias e programas de atualização, para melhoria da gestão empresarial. Leia mais.

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