Campanha eleitoral tem preço?
Por Polyana Castro
Posta em: 09/04/2014
As eleições se aproximam e junto delas a campanha política, ponto forte e decisivo para informar a população sobre os candidatos. O gasto com materiais é cada vez maior e
além dos tradicionais santinhos e materiais gráficos, nos últimos anos os candidatos têm investido em mídias sociais, plataformas que atingem grande parte dos eleitores.
O Tribunal Regional Eleitoral (TER) , limita os gastos em campanha eleitoral de acordo com o partido e coligação, mesmo assim os investimentos são altos. Na última eleição para senadores e deputados em 2010, até a 2ª parcial havia candidato que gastou cerca de 3 milhões de reais, veja a relação dos candidatos juizforanos com despesas aqui.
José Alexandre Abramo, trabalha em agência de Comunicação, disse que alguns clientes já procuraram a empresa, e os serviços mais buscados são Assessoria, Comunicação, Conceito, identidade Visual e Jingle. “Mesmo todos esses serviços sendo procurados, os materiais impressos, como o santinho, ainda é mais procurado, pois consegue atingir toda a população as que usam internet e as que não usam.”
José ainda ressalta que é importante o uso da internet, mas que cuidados devem ser tomados. “Estar presente no ambiente web é o ponto chave para estar conectado a todos os públicos, entretanto, é preciso saber como esta ferramenta é usada para que não se torne um inimigo, ao invés de um auxiliador.”
Vinícius Werneck, cientista político, diz que os gastos com a campanha são visíveis, mas que
nem sempre o investimento é proporcional aos votos. “Divide os gastos pelo número de votos e muitas vezes o número do gasto é bem mais alto”. O cientista político concorda que o material gráfico é relevante para o tipo de campanha que se faz no Brasil, ouça Vinícius.
A preparação das gráficas
Para confeccionar os materiais impressos, geralmente as gráficas são mais procuradas nos últimos três meses antecedentes as eleições, e ainda mais na última semana. Marcelo Nepomuceno, proprietário da gráfica América, diz que ainda não apareceu nenhum tipo de serviço a respeito de campanha eleitoral, e que é comum deixarem para última hora.
Para suprir a demanda na época de eleições ás vezes é preciso investir em mão de obra. “Investimento em equipamentos para nós não justifica, é uma vez no ano, uma única época, não é necessário para um setor como Juiz de Fora. Mas caso sofra uma demanda maior por algum candidato o investimento é em mão de obra.” Diz Marcelo.