Skip to content

Skate: meio de transporte ou uma prática esportiva?

Repórter: Jéssica Ribeiro
Postado em: 07/07/2014

Juiz de Fora é uma cidade que ainda não possui leis totalmente regulamentadas quanto ao uso do skate. Existem pontos de lazer para os skatistas praticarem o esporte, mas não é definido nada quanto ao seu uso como transporte, em vias públicas. Segundo a SETTRA, Secretaria de Transporte e Trânsito, o uso de skate na cidade só deve ser feito nas áreas específicas. O problema é que, na cidade, pouco há de regulamentação para o seu uso.

De acordo com a assessora da Secretaria de Esporte e Lazer da cidade, Marlene Raquel, em Juiz de Fora, ao todo, existem mais de 15 pistas espalhadas em praças públicas da cidade. “Existem diversas pistas na cidade, sendo a maior delas  na praça do bairro Vitorino Braga e está sendo construída outra ao lado do ginásio Poliesportivo, no bairro Aeroporto. Algumas pistas mais antigas estão até sendo avaliadas pela Associação dos Skatistas, que está fazendo um levantamento a respeito das reformas necessárias, para poder passar para a prefeitura, e assim poderemos ver o que é possível de ser feito em relação à manutenção das pistas.”

Pista de skate da Praça Antônio Carlos, no centro da cidade. Foto: Jéssica Ribeiro

Pista de skate da Praça Antônio Carlos, no centro da cidade. Foto: Jéssica Ribeiro

Para o representante da Associação dos Skatistas de Juiz de Fora, Brunner Lopes, há uma grande dificuldade em Juiz de Fora em se usar o skate não só como meio de transporte, mas também  como meio de tranporte. Confira a entrevista feita com Brunner Lopes: 

Pista para ônibus, na Avenida Rio Branco. Local comumente usado também pelos skatistas.

Pista para ônibus, na Avenida Rio Branco. Local comumente usado também pelos skatistas. Foto: Jéssica Ribeiro

Enquanto não há uma regulamentação e um planejamento para os skatistas dentro do trânsito da cidade, é importante que ao andar de skate, sejam tomadas algumas medidas de segurança. Para o Subtenente Brasiliano, do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar, é importante usar as rampas adequadas, e ao fazer o caminho até o local, o skatista deve utilizar o skate na mão. Caso o use nas vias com outros carros, é muito importante andar atento e mais próximo ao passeio de pedestres.

Pista de skate no Campus da UFJF. Foto: Jéssica Ribeiro

Pista de skate no Campus da UFJF. Foto: Jéssica Ribeiro

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: