Skip to content

Centenário de Ministrinho será comemorado com rodas de samba no mês de maio

Publicado por Rafaela Carvalho – 05/05/2014

Todos os domingos, ao meio dia, na praça Armando Toschi. Era assim que Armando Toschi, conhecido como Ministrinho, alegrava os domingos com suas letras e melodias, celebrando o melhor do samba de Juiz de Fora. E é assim que o Centenário de seu nascimento, comemorado oficialmente no dia 04 de maio, será celebrado neste mês. Todos os domingos, a partir do meio dia, sambistas se reunirão na praça Armando Toschi, no bairro Jardim Glória, para celebrar o samba Juiz forano.

A iniciativa parte do “Ano Ministrinho”, conjunto de eventos em homenagem ao compositor, instrumentista e cantor, que completaria 100 anos se estivesse vivo. O evento acontece com incentivo da Funalfa, de acordo com a Lei Murilo Mendes, que aprovou o projeto das rodas de samba.

A primeira roda de samba aconteceu neste domingo, 04, e contou com a presença de dezenas de moradores de Juiz de Fora, de várias idades, que prestigiaram as músicas de compositores e cantores da cidade e se reuniram para relembrar a vivência da cultura que Armando Toschi trazia para a mesma praça, décadas atrás.

Para o aposentado Francisco Pinheiro, o evento é importante para reunir as pessoas que admiravam Ministrinho e por permitir que as pessoas revivam momentos importantes, de laços entre família e amigos que já se foram. Ele conta que conheceu o cantor ainda criança, e acompanhou seu trabalho durante toda a vida. “Era uma religião: assim como os católicos gostam de ir à missa nos dias de domingo, aqui era a missa do samba, sempre a partir das 12 horas.”

Paloma Moreira, estudante, também esteve presente na primeira roda de samba, mas conta que não sabia que as pessoas se reuniriam na praça com esse intuito. Surpresa, ela conta que acredita que eventos como esse são importantes para levar o conhecimento da cultura da cidade a jovens que não puderam ter contato direto com Ministrinho, mas que valorizar a cultura atual também é. “Eu acho que tem pessoas no samba de Juiz de Fora hoje que estão crescendo, e é essencial valorizar também esses artistas.”

A intenção é reunir sambistas de diferentes gerações e reproduzir músicas e letras de Ministrinho, que faleceu em 1996, e até então, nunca deixara de cantar o samba de Juiz de Fora, que tanto se esforçou para manter vivo. Neste domingo, o grupo formado pelos músicos Márcio Gomes, Roger Resende, Antônio Carlos Gomes e Cézar Ferreira e outros músicos convidados foi responsável por reviver composições e melodias imortalizadas oralmente pela voz de Ministrinho, dada à dificuldade de gravar as músicas na década de 40, quando os compositores juiz foranos cantavam suas músicas em rodas de samba e encontros.

Além de compositor, instrumentista e cantor, Armando Toschi também foi responsável pela criação da primeira escola de samba fundada em Minas Gerais, a Turunas do Riachuelo, em 1934. Armando e seu irmão Alfredo haviam fundado o bloco “Feito com má vontade”, em 1932, quando, dois anos depois, surgiu a oportunidade de transformar o bloco em uma escola de samba, ativa até hoje.

Ano Ministrinho

O JF Hipermídia já falou sobre o samba no cenário atual de Juiz de Fora. Desde o Carnaval, Armando Toschi está sendo homenageado com exposições e eventos em comemoração ao Centenário de seu nascimento. Márcio Gomes, cantor e organizador da programação do chamado “Ano Ministrinho” falou ao JF Hipermídia sobre as rodas de samba que acontecerão durante o mês de maio, a importância do samba para o cenário cultural da cidade e sobre a programação para os próximos passos das comemoração do Centenário. Márcio conta que o cineasta Marcos Pimentel está em processo de produção do documentário sobre a vida e obra de Ministrinho e que, até o final do ano, a produção deve ser finalizada. Além disso, a família de Armando Toschi deve receber, nos próximos meses, a medalha de Cidadão Benemérito de Juiz de Fora, aprovada para o cantor que tanto contribuiu para o samba da cidade. Ouça o áudio completo da entrevista com Márcio Gomes.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: