Skip to content

Congressos proporcionam experiências para o aluno fora da sala de aula

Felipe Reis

28/05/2014

A participação em eventos acadêmicos é uma das oportunidades para quem quer se aperfeiçoar ou apresentar seus trabalhos de pesquisas realizadas através da universidade. A presença em congressos, simpósios ou seminários proporciona uma troca de conhecimentos e, também, o encontro entre estudantes de uma mesma área em instituições diferentes.

Atualmente, alunos que fazem parte de algum curso técnico ou superior têm congressos específicos para exporem os seus trabalhos e, inclusive, concorrer às premiações dadas por instituições que fomentam a pesquisa, como é o caso do prêmio Jovem Cientista, ligado ao CNPq(Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Separado entre estudante do Ensino Superior, Mestre e Doutor, a 28ª edição do Jovem Cientista tem o tema: “Segurança Alimentar e Nutricional”, com as inscrições abertas a partir de agosto, com as informações no site www.jovemcientista.cnpq.br.

Nas universidades, departamentos ligados à área científica contribuem e apoiam as atividades de pesquisa, como acontece na Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora. A Propesq/UFJF tem a função de coordenar a participação da instituição em eventos científicos de caráter regional, nacional e internacional. Além disso, executa e operacionaliza os Programas Institucionais de Iniciação Cientifica, como: BIC/UFJF, PIBIC/CNPq, PROBIC e PROBIC-Jr/FAPEMIG, que proporcionam bolsas de estudos para os alunos.

 O pró-reitor de graduação da UFJF,,  professor Eduardo Magrone, em entrevista por telefone ressaltou a importância da participação dos alunos nestes eventos:

Eduardo Magrone também destacou o apoio dado para proporcionar a presença de alunos da graduação e dos programas de pós-graduação nos congressos:

Magrone-Foto-Frederizo-Bozza-

Pró-reitor Eduardo Magrone destacou a portaria que converte a participação nos eventos em carga horária para a graduação. Foto: Frederico Bozza

Experiências, novidades e conhecimento

O interesse pela área acadêmica leva os alunos a participarem de grupos de pesquisa. Recentemente, Susana Reis, graduanda do 5º período de Comunicação Social e bolsista de iniciação científica, participou do Intercom Sudeste 2014, congresso regional de comunicação, com o artigo ” ‘O Lince’ e o golpe militar de 1964″.

O Lince

Slide do trabalho apresentado por Susana Reis no Intercom Sudeste. Foto: Susana Reis

A estudante destacou qual é a sua motivação para participar de congressos: “Me interesso por esses eventos pois além de poder apresentar trabalhos que são realizados na minha bolsa, eu conheço pessoas, converso sobre as pesquisas e descubro muita coisa nova do que está acontecendo na área de comunicação atual”.

Para quem tem vontade de conhecer e participar de eventos acadêmicos ligados à UFJF, o site da Pró-Reitoria de Pesquisa traz informações complementares através do link http://www.ufjf.br/propesq/ .

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: