Skip to content

Ativistas juizforanos opinam sobre ação de manifestantes no Instituto Royal

21/10/2013

Por Karina Klippel

Na última sexta-feira (dia 18) ativistas defensores dos direitos dos animais invadiram o Instituto Royal em, São Roque, cidade próxima à capital de São Paulo, para a retirada de cães, por acusarem a instituição de realizar maus tratos contra os animais.

De acordo com uma das coordenadoras dos manifestantes, a reação foi uma resposta sem controle à falta de diálogo por parte da instituição. Já o instituto, nega a ausência de diálogo e os maus-tratos. Ao todo, 178 cães da raça beagle, usados para pesquisas legais foram retirados do local e o manifesto acabou tendo repercussão nacional.

giba

A ativista pela causa dos animais, Giovana Bellini, com seu beagle, Giba.

O assunto passou pela grande imprensa e o caso continua sendo acompanhado sem uma resolução. Em Juiz de Fora, os ativistas da cidade também não estão satisfeitos com os testes realizados pelo Instituto. Mesmo que a instituição confirme a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para realização das pesquisas, manifestantes, que lutam pelos direitos dos animais dizem não concordar com esta prática.

É o caso da publicitária e ativista, Giovana Bellini, que há mais de dez anos luta pela causa. Ela apoia a ação dos ativistas de São Paulo. E explica sua posição sobre a atuação dos manifestantes, “a partir do momento que se ouve gritos de dor, latidos de sofrimento eu não consigo mais julgar se é certo ou errado. Apoio a atitude deles, gostaria muito de ter sido uma dessas pessoas”.

Giovana tem um beagle, o Giba. Leia mais na entrevista completa com Giovana, que é apaixonada pelos animais.

giba2

Giba, beagle de Giovana.

A presidente da Sociedade Protetora dos Animais de Juiz de Fora, Maria Elisa de Souza, já pensa um pouco diferente. Ela concorda que os animais deveriam ser retirados do Instituto, mas discorda do tipo de atuação dos manifestantes de São Paulo. Para ela, eles conseguiram salvar vidas, porém estes animais provavelmente vão acabar nas ruas.

A opinião dela acaba sendo comprovada por matéria veiculada na Folha de São Paulo, neste domingo. Leia

Os dois cães foram encontrados em uma rua da cidade de São Roque, mas foram um caso que teve sorte, pois acabaram sendo adotados pelo deputado federal Ricardo Trípoli. Após acordo com a polícia o parlamentar vai ser o responsável pelos animais até que a Justiça determine o destino deles.No entanto, o paradeiro dos outros cães ainda é desconhecido.

Maria Elisa de Souza diz que para ela, a causa disso é a dificuldade que implica assumir 150 cães de uma hora para outra. “Não há uma sociedade organizada por trás disso. Deveria ter, mas foi uma atitude passional destas pessoas”, diz.

Ouça a avaliação completa sobre a atitude dos manifestantes de São Paulo, feita pela presidente da associação.

Quer saber por que o beagle é a raça de cães utilizada para as pesquisas? Clique aqui.

Segundo Maria Elisa, em Juiz de Fora, “graças a Deus ainda não há um laboratório que faça uso de animais para pesquisas com remédios ou cosméticos”, comemora. E completa que na cidade ainda é necessária uma consciência coletiva muito maior sobre a situação dos animais. Por isso, a ação da Sociedade Protetora dos Animais, uma das maiores ONGs da cidade nesta luta, é  voltada para a educação e punição daqueles que desrespeitam, segundo ela, “estes seres indefesos”. Além disso, a ONG ainda oferece serviços de castração para evitar a aglomeração de cães, gatos e animais em geral, nas ruas.

Serviço

Sociedade Protetora dos Animais de Juiz de Fora

BR 040 – Km 787 – Juiz de Fora

9965 5493 – Maria Elisa de Souza

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: