Skip to content

Grupo Divulgação – Uma extensão artística da Faculdade de Comunicação

Há quase 50 anos nascia um dos grupos de teatro mais marcantes da história cultural de Juiz de Fora: o Centro de Estudos teatrais (CET) – Grupo Divulgação. A trajetória deste grupo esta intimamente ligada à da UFJF, e ainda mais com a Faculdade de Comunicação – FACOM. Em todos esses anos o Divulgação produziu quase 200 peças e proporcionou a mais de 400 universitários da UFJF  uma oportunidade de apreender o que é teatro na prática.

Essa relação do grupo com a área da comunicação começou quanto ainda não havia a Faculdade de Comunicação, mas sim um curso de Jornalismo. José Luiz Ribeiro e Malu Ribeiro, uns dos fundadores do grupo, faziam Jornalismo na antiga Faculdade de Filosofia, quando resolveram se juntar a outros acadêmicos que se interessavam pelo teatro para estudar e produzir textos.

10000191_627778910627760_1106043460_n

José Luiz Ribeiro e Malu Ribeiro – Fonte: Acervo Divulgação

Zé Luiz, como é carinhosamente conhecido o dramaturgo, revela que montar um grupo de teatro em meio aos anos de chumbo da ditadura, era uma forma de resistência encontrada por aqueles estudantes que não concordavam com as limitações impostas pelo governo.  “ Fazer arte era quase um crime naquela época e para nós que sentíamos sede de liberdade, essa era a nossa forma de resistência.”

O primeiro espetáculo produzido pelo Grupo foi  “ Amor em verso e canção”, mas as primeiras apresentações do grupo foram feitas em semanas culturais dos cursos da Faculdade de Filosofia, dentre eles os de Jornalismo.

1969 - Diário de um louco - Nicolai Gogol (GD)

1969 – Diário de um louco – Nicolai Gogol (GD)
Fotografo:. Amado Neto

Na montagem de ‘Diário de um Louco’ de Nicolai Gogol, José Luiz Ribeiro sentiu na pele o que é fazer teatro durante a ditadura. “Censuraram o espetáculo na hora da estréia. Chegou um sensor minutos antes e disse que o texto não tava liberado. Depois de várias negociações conseguimos estrear, mas com vários cortes no texto”. O dramaturgo mais uma vez utilizou da arte para driblar o regime e manifestar sua insatisfação. “Utilizamos um lenço e todas as vezes que algum pedaço do texto censurado deveria ser falado, o personagem colocava um lenço branco na frente da boca”, relembra o autor.

Em 1971, a convite do então reitor Gilson Salomão, o Grupo Divulgação começa utilizar o novo espaço de cultura da Universidade com a promessa de que enquanto houvesse arte sendo produzida, haveria o espaço garantido para suas apresentações. O Salão Nobre da antiga Faculdade de Direito no centro da cidade, foi adaptado para Sala de Espetáculos e entre ao grupo.

A ida para o Fórum da Cultura proporcionou uma identidade para o grupo e possibilitou o espaço necessário para a preservação de sua memória.  Acompanhe abaixo um pouco da memória do GD em fotos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Com o passar dos anos a relação entre o Grupo Divulgação e a Facom, ficou ainda  mais forte. Dentro do projeto “Centro de Estudos Teatrais”, o grupo oferece cursos & oficinas para os universitários (núcleo principal), o desde muito cedo começou a atrair o interesse dos alunos de da faculdade, em conhecer o teatro pelas mãos daqueles que muitas vezes os davam aulas na graduação.

Além de Zé Luiz e Malu, muitos outros professores que hoje dão aula na Faculdade de Comunicação, são “filhos” do Divulgação. Marise Mendes, Marcinha Falabella e Renata Vargas, são alguns exemplos de profissionais que se graduaram na UFJF, fizeram parte do Divulgação enquanto universitárias e hoje são professores da Facom.

1961422_627779360627715_216451656_n

EM DESTAQUE: José Luiz Ribeiro (no alto); Marcinha Falabella (embaixo); Renata Vargas (à direita) – Acervo Divulgação

Renata Vargas entrou para o Divulgação em 1992, quando ainda estava no primeiro período da faculdade. Segundo ela a Facom respira teatro e conseqüentemente te faz querer respirar o Grupo Divulgação.  “ Ter aula com o mestre José Luiz Ribeiro e ser da mesma sala de atores do Grupo, com certeza me incentivou imensamente em querer conhecer e ser dessa turma do GD”. Renata ainda ressalta a importância de fazer teatro durante a sua formação acadêmica e quanto isso refletiu positivamente na forma de lidar com a sua profissão.

Acompanhe nesse link o depoimento de Renata Vargas sobre a sua trajetória dentro do GD .

forum04

José Luiz Ribeiro até hoje está a frente do Grupo Divulgação,agora ao lado da também professora da Faculdade de Comunicação Márcia Falabella. Marcinha como é chamada carinhosamente por todos, faz parte do Divulgação a mais  de 25 anos. Durante todo esse tempo ela já dez de tudo um pouco no grupo, já participou de preparação de elenco, já fez figurino, cenografia, artesanato e afins. Funções essas que segundo ela a fez ser mais que uma atriz, a transformou em uma mulher de teatro.

Ouça o  depoimento de Marcinha Falabella revelando como o GD entrou na sua vida.

No video abaixo, conheça um pouco mais da história do Grupo Divulgação através de José Luiz Ribeiro.

 

 

José Luiz Ribeiro – Uma Vida Dedicada a arte de ensinar.

1 - José Luiz Ribeiro - Forum da Cultura_0

“O Zé Luiz e a cara do GD, um homem feito pro teatro e feito de teatro” , é assim que a estudante Nathália Ferreira o defini. “O Zé foi o professor que abriu a minha cabeça quando eu ainda nem sabia para que lado ir “, diz a estudante Michele Ferreira. “Tudo que sei como atriz, como professora e como pessoa, eu devo muito ao Zé”, revela a ex Diretora da Facom, Marise Mendes. É dessa forma que a maioria das pessoas que já trabalharam com José Luiz Ribeiro se referem ao  professor, dramaturgo, jornalista e ator.

O artista tentou durante todos esses anos administrar sua formação, sua profissão e sua paixão em uma perfeita sintonia. O dramaturgo reconhece que nunca soube separar bem as coisas , que passou a vida se perdendo em o que era e o que estava sendo naquele momento. ” Eu não posso querer escolher o que eu mais gosto de fazer, sou uma mistura disso tudo. Eu sou o que tem que ser, é simples” .

Ouça no link abaixo a descrição de José Luiz Ribeiro da forma como administra suas múltiplas facetas.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: