Pular para o conteúdo

O avesso de respeito á experiencia e sabedoria dos Idosos

Postada em 30/04/2014 as 11:20. Por Jéssica Pereira


 

 

A violência contra a pessoa idosa é um problema que se agrava gradativamente nos dias atuais. Em Minas Gerais 63% das denuncias envolvendo idosos, são por maus tratos familiares, lesões financeiras e abandono.

 

A cada hora, são registradas no país cinco denúncias de violência contra pessoas da terceira idade, incluindo maus tratos e negligência, além de violência psicológica e financeira. Agressores podem ser condenados com pena de até doze anos de prisão. Foto: Divulgação

 

Denúncias pelo Disque 100 subiram 65% em 2013. Negligência, violência psicológica e abuso financeiro são maiores queixas. Filhos e netos são os principais agressores de idosos e as mulheres são as principais vítimas, de acordo com dados de 2013 do Disque 100, o serviço gratuito de denúncias por telefone da secretaria de Direitos Humanos.

Em Juiz de Fora esse índice também é preocupante, de acordo com a Policia Civil, neste ano já pode se calcular cerca de 100 casos de violência envolvendo idosos. Dentro deles os mais frequentes são furto, ameaça, estelionato, lesão corporal e roubo.

A violência contra o idoso é uma violação dos direitos humanos, e fere o estatuto do idoso. “Estes idosos muita das vezes são dependentes dos seus familiares, portanto, dependentes de cuidados com a saúde, financeiras e nas relações sociais, diante este fato o idoso se torna uma vitima fácil de agressão, e esse tipo de problema não tem classe social e esta presente em muitas famílias”, é o que explica a Assistente Social do conselho Municipal dos direitos aos idosos, Lidiane Souza.

Escute a entrevista completa da Assistente Social.


 

 

De acordo com o aposentado de 81 anos Jose Luiz Albuquerque, o respeito é fundamental para a saúde de um idoso.

"A velhice nunca me incomodou, o que incomoda é a ingratidão das pessoas". Foto: Jéssica Pereira

“A velhice nunca me incomodou, o que incomoda é a ingratidão das pessoas”, ressalta o aposentado. Foto: Jéssica Pereira

 

 

 

“Eu já estou velho e cansado, muitas vezes só preciso de uma palavra amiga, de respeito. Normalmente as pessoas estão sempre com pressa, e atarefadas, e acha que nos só porque somos idosos, somos sinônimos de incapazes, e não é bem assim. Estas pessoas deviam se lembrar de tudo que fizemos por elas até o dia de hoje, isso é a maior falta de respeito que eu sinto, a ingratidão.

 

 

 

 

 

 


 

A violência em Juiz de Fora

Hoje em Juiz de Fora o número de idosos correspondem a quase 14% da população e, dentro de dez anos, este numero pode chegar a 40%. E pensando sobre esses dados é que as entidades e instituições de proteção ao idoso da cidade mobilizaram campanhas e debates de enfrentamento á violência contra os idosos.

“Os idosos da cidade merecem a melhoria na qualidade de vida e segurança”, como afirma a coordenadora do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, Sandra Arbex.

Escute a entrevista completa.

 


 

A delegacia do Idoso

Visando essa melhoria na qualidade de vida dos idosos, a Comissão Permanente de Defesa dos Idosos da Câmara Municipal, com o apoio do vereador Isauro Calais, conseguiram com que Juiz de Fora sedie uma central única de violência contra o idoso.

Esta sede será responsável por registrar todos os dados de violência exclusivamente contra o idoso na cidade. A intenção é que neste local o idoso quebre o silêncio e se sinta mais estimulado a denunciar os abusos, que podem passar pela agressão física, violência psicológica e extorsão financeira.

Para a coordenadora do Polo de Enriquecimento Cultural para a Terceira Idade, Sandra Arbex, ter em Juiz de Fora um espaço que atenda exclusivamente o idoso, é fundamental para que eles se sintam protegidos, e tenham a defesa de seus direitos garantidos.

Escute a entrevista completa com Sandra Arbex.


 

Visita aonde vai ser instalada a primeira Delegacia com Assistência ao Idoso. Foto: Divulgação

Visita aonde vai ser instalada a primeira Delegacia de Assistência ao Idoso. Foto: Divulgação

 

A nova Delegacia será localizada em uma sala especial no terceiro andar do Shopping Santa Cruz, e contará com a presença de um delegado, um escrivão, e, possivelmente, três investigadores. Funcionará de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e de 14h as 18h30.

O vereador Isauro Calais idealizador desta ideia, explicou o motivo da escolha de um shopping para abrigar a delegacia. E enfatizou que a implantação de uma unidade que atenda a terceira idade, vai contribuir na melhoraria da qualidade de vida da população idosa.

A implantação da delegacia do idoso na cidade é o cumprimento do desejo da Comissão de Defesa dos Direitos dos Idosos para preparar Juiz de Fora para o envelhecimento da população com qualidade. “Essa Delegacia é uma oportunidade que estamos propondo, para estimular as denuncias destes casos e tentar minimizar ou ate acabar com a violência, para que possamos ter a possibilidade de proteger nossos idosos, e atende-los com mais rapidez”, ressalta o vereador Isauro Calais.

Escute a entrevista completa do vereador.

O próximo passo para a implantação da Delegacia é a liberação do pedido pela Superintendência de Investigação e Policia Judiciária de Belo Horizonte. De acordo com o vereador, a previsão de inauguração é para o mês de maio.

Atualmente, existem dois canais destinados a receber os casos de denuncias a violência contra idosos. Na Câmara Municipal, pelo telefone 0800-021-0001, e no Creas, pelo 0800-283-7991.

 


 

Maus Tratos aos Idosos, Denuncie, disque: 100.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 


 

 

Saiba mais sobre:

Leis aos direitos do idoso.

Como atividades culturais melhorar a qualidade de vida dos idosos.

 

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário