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Volta às aulas: saiba o que seu filho deve levar na merenda escolar

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Frutas são uma boa opção de merenda escolar.

Por: Rômulo Krause
Publicado em: 29/01/2014

A formação do  hábito alimentar de uma pessoa começa cedo, por isso os pais ou responsáveis devem ter atenção especial na hora de escolher quais alimentos irão ser colocados na  lancheira.  De acordo com a nutricionista  Fernanda Azevedo, alimentos como pão, biscoitos recheados, biscoitos tipo snack salgados, refrigerantes e bebidas lácteas a base de chocolate são facilmente encontrados durante o recreio. Elas podem ser as opções mais fáceis para os pais, mas nem de longe são as mais saudáveis.

Para melhorar a qualidade do lanche, segundo Fernanda, primeiro precisamos ter uma fruta, de preferência na forma natural, garantindo um maior valor de fibras alimentares. Para as crianças mais resistentes, o suco pode ser uma opção, de preferência o natural. Para acompanhar a melhor opção são os pães integrais que tem mais fibras e menos gorduras. Geleia de frutas, requeijão light, queijo branco ou uma pastinha de ricota com orégano, são exemplos de  bons recheios.

Os biscoitos devem ser evitados, preste atenção na composição, é importante que não esteja presente aditivos do tipo glutamato monossódico, uma espécie de realçador de sabor que, após sucessivo consumo,  deixa a criança mais susceptível a rejeitar alimentos naturais de sabor mais suave quando comparados aos industrializados, também aumentando o conteúdo de sódio do biscoito. A versão doce e recheada deve ser igualmente evitada, uma vez que contém grande quantidade de açúcar e de gordura trans, uma gordura maléfica que aumenta o colesterol.

A Dica mais importante é, sempre que possível, optar por levar o lanche de casa. Em Minas Gerais a venda de alimentos gordurosos e refrigerantes pelas cantinas de escolas públicas e privadas é proibida, mas caso ainda seja uma opção, oriente seu filho para que ele  evite os refrigerantes, hambúrgueres  e  dê preferência aos salgadinhos assados ao invés dos fritos.

Confira: receitas para um lanche saudável.

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