Skip to content

Aplicativo para Smartphone ajuda na busca por táxis

Eduardo Chain
postado em: 11/11/2013

Um novo aplicativo para smartphone visa facilitar o acesso de pessoas a táxis, é o Way Taxi. O aplicativo é grátis e pode ser baixado após o cliente realizar um cadastro.  A finalidade do programa é diminuir o tempo de espera do passageiro, pois o aplicativo informa onde encontra-se o taxi mais próximo, e também garantir a segurança entre motorista e clinte.

O taxista Anderson Reinaldo já usa o aplicativo há um mês e comenta algumas características e vantagens do aplicativo:

http://youtu.be/4My4WXDm7LI

Durante a solicitação do táxi feita pelo aplicativo, o cliente já recebe alguns dados, como o nome do taxista, carro, placa, a fim de garantir a segurança. Um histórico de chamadas também registra as solicitações, o que além de segurança, facilita a realização elogios ou reclamações, caso o cliente precise queixar-se do serviço. Tal histórico pode ser acessado a qualquer momento.

Outra vantagem é que as chamadas não tem custo, o cliente escolhe o táxi mais próximo e o aplicativo ainda calculo um tempo estimado de espera.

O professor do curso de Ciências da Computação da Universidade Federal de Juiz de Fora,  Eduardo Barrére, acredita que o sucesso dos aplicativos que visam auxiliar as pessoas no cotiano, vem da facilidade que os celulares e smartphones têm de acesso à internet. “Há pouco tempo nós usávamos listas telefônicas, mas as facilidades vão pouco a pouco substituindo estes hábitos, por isso, as pessoas preferem usar o aplicativo do que discar para um táxi”, afirma Barrére.

Apesar dos aplicativos serem gratuitos para os usuários, o professor explica que alguém sempre paga pelo serviço. “O que leva os programadores a criarem estes programas, ou são empresas interessadas a melhorar sua relação com os clientes, ou são inspirações dos próprios programadores. No primeiro caso, o profissional ganha pela encomenda solicitada. No segundo, os aplicativos sempre trazem anúncios, assim, mesmo que o programador também não taxas aos usuários, ele acaba recebendo de seus anunciantes”, conta Barrére.

A vida útil de um aplicativo, varia com sua funcionalidade. Se ele é eficiente e não fica apresentando erros, permanece em atividade, caso contrário, os aplicativos caem de modo e são naturalmente substituídos por outros mais interessantes. O professor Barrére comenta que as atualizações são saídas para que os aplicativos permaneçam funcionando.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: